PESQUISA: Criada a primeira polipílula brasileira que previne AVC e demência

Banner 970x250

PESQUISA: Criada a primeira polipílula brasileira que previne AVC e demência

 A meta é acompanhar mais de 8 mil participantes ao longo de três anos



Foto: Freepik


Pesquisadores do Hospital Moinhos de Vento, no Rio Grande do Sul, estão desenvolvendo a primeira polipílula brasileira voltada à redução dos riscos de acidente vascular cerebral (AVC) e demência. O projeto faz parte do estudo PROMOTE, conduzido em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Proadi-SUS.

Nos primeiros nove meses de pesquisa, os voluntários apresentaram queda média de 10 mmHg na pressão sistólica, melhora nos níveis de colesterol e menor dependência de outros medicamentos. Os resultados iniciais indicam que, a longo prazo, a fórmula também pode diminuir a incidência de infartos e doenças cognitivas.

A principal inovação do estudo está na prevenção precoce: o tratamento é iniciado antes que a hipertensão esteja instalada, em pacientes com valores limítrofes de pressão arterial (como 120/80 mmHg).

Embora os resultados sejam promissores, a pesquisa ainda está em fase de ampliação. A meta é acompanhar mais de 8 mil participantes ao longo de três anos para comprovar a eficácia da nova combinação medicamentosa — um avanço que reforça o papel do SUS na promoção da saúde preventiva no Brasil.


Rondoniaovivo


Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.