Moraes manda PGR se manifestar sobre operação policial com mais de 60 mortos no Rio

Banner 970x250

Moraes manda PGR se manifestar sobre operação policial com mais de 60 mortos no Rio

 O ministro Alexandre de Moraes, do STF, assumiu o comando da ADPF das Favelas e deu 24 horas para a Procuradoria-Geral da República responder ao pedido de informações sobre a Operação Contenção.

         Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil



O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (28) que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste, no prazo de 24 horas, sobre o pedido do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH). O CNDH solicitou que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, preste informações sobre a Operação Contenção, que deixou pelo menos 64 mortos no estado.

O despacho foi proferido após o ministro assumir o comando do processo conhecido como ADPF das Favelas. Nesta ação, a Corte já havia determinado medidas para combater a letalidade policial na capital fluminense.

Mais cedo, Moraes foi escolhido para tomar decisões urgentes envolvendo o processo, em razão da ausência de um relator para o caso. A ação era anteriormente comandada pelo ex-ministro Luís Roberto Barroso, que se aposentou na semana passada.

CNDH solicita relatório detalhado da operação

Após a realização da Operação Contenção, o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) acionou o Supremo Tribunal Federal. O conselho pediu que o governador Cláudio Castro apresente um relatório da operação e a justificativa formal para sua realização.

O CNDH também solicitou esclarecimentos sobre as providências adotadas para socorrer as vítimas e garantir a responsabilização de agentes no caso de eventual descumprimento de direitos humanos durante a ação policial.

Em abril deste ano, o Supremo já havia definido medidas para combater a letalidade policial durante as operações da Polícia Militar contra o crime organizado nas comunidades do Rio de Janeiro, contexto no qual a ADPF das Favelas se insere.

Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - 20

da redação FM

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.