Revoltado, um grupo presente à Casa nesta terça-feira promete fazer um protesto lavando as escadarias do prédio, que no passado ficou conhecido como 'gaiola de ouro'
PORTO VELHO – A deliberada ausência de cinco dos sete membros da diretora da Assembleia Legislativa pela segunda semana consecutiva vai garantindo a sobrevida do mandato do deputado Edson Martins (MDB), cassado em todas as instâncias da justiça comum.
O parlamentar responde a processo sob acusação de improbidade administrativa em uma licitação quando ainda era prefeito do município de Urupá, seu caso já é considerado transitado em julgado – quando não há mais possibilidade de recurso –, mas continua sendo salvo pelo corporativismo de seus colegas.
De ‘gaiola de ouro’ – dado seu caráter perdulário – a Assembleia, agora em suntuosa sede virá valhacouto de condenadosO presidente da Assembleia, deputado Alex Redano, está com a espada da Justiça sob seu pescoço, exigindo o cumprimento da decisão Judicial e poderá se complicar política e processualmente, caso não dê uma solução ao problema que vem sendo criado por seus colegas, tendo à frente desta resistência o emedebista Jean Oliveira (MDB), do mesmo partido de Edson Martins.
Depois de fracassar a tentativa de reunir a mesa diretora na semana passada para decretar o fim do mandato de Edson Martins e agendar a posse do suplente, Saulo Moreira, o deputado Alex Redano tentou novamente fazer a reunião na tarde de hoje, terça-feira, 24.
Mas novamente não compareceram à reunião os seguintes membros da mesa diretora: Cirone Deiró (Podemos), Pastor Alex Silva (Rep), Cabo Jhony Paixão (Rep) e Marcelo Cruz (Patriota). Os outros dois integrantes da mesa diretora são Alex Redeno (Rep) e Jair Montes (Avante).
Contando com o corporativismo dos colegas, Edson Martins continua no mandato e Saulo Moreira continua na filaDas duas uma: ou o presidente da Assembleia não tem moral nenhuma com seus pares e está ficando em uma situação complicada perante a Justiça ou é tudo combinado (jogo de carta marcadas) para tentar enganar o eleitor mais desavisado.
Dizem à boca miúda, nos bastidores do Legislativo, que o deputado Jean Oliveira vai como um ‘leão’ para cima de Alex Redano, quando o assunto é encerrar o mandato de Edson Martins.
Como na semana passada, restaram aos deputados Redano e Jair Montes, que se fizeram presente a reunião, convocar novo encontra para a próxima quinta-feira, quando tentará definir o fim do mandato de Martins e marcar a posse de Saulo Moreira.
É a Assembleia sendo como sempre: uma vergonha para a sociedade, quando deveria partir dali o exemplo de cumprimento da lei.
Em outra frente, ainda naquela Casa de Leis (?) a Comissão de Ética (que continua sendo apenas uma sala vazia sem ninguém para atender) deveria ter-se reunido nesta terça-feira para analisar a conduta do arruaceiro deputado Geraldo da Rondônia (PSC-Ariquemes) também não teve quórum.
E o destrambelhado valentão continua lépido e fagueiro, ameaçando tratar ‘na bicuda’ os humildes trabalhadores que ousam pedir sua identificação no acesso a uma empresa.
Revoltados com a condescendência da Comissão de Ética (?) com Geraldo da Rondônia, um grupo de pessoas presenta à Casa nesta terça-feira prometeu fazer um protesto com lavagem das escadarias da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira.
O que se houve nos bastidores é que parte das pessoas que prometem fazer o protesto nesta quarta-feira seria ligada ao ex-deputado Jesuíno Boabaid, o primeiro suplente de Geraldo da Rondônia.
Carlos Araújo, para o www.expressaorondonia.com.br
Da redação F/M


