Etiópia tem surto de Marburg, um dos vírus mais letais do mundo

Banner 970x250

Etiópia tem surto de Marburg, um dos vírus mais letais do mundo

 Ministério da Saúde do país investiga avanço da doença no sul do território


(Imagem ilustrativa) Foto: Gemini

O Ministério da Saúde da Etiópia reportou, nesta segunda-feira (17), a morte de três pessoas em decorrência do vírus de Marburg, e a investigação de mais três óbitos possivelmente ligados à doença. Na última sexta-feira (14), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, já havia relatado ao menos nove casos de contaminação no sul do país.

O Centro Africano de Controle e Prevenção de Doenças (Africa CDC) foi notificado e informou que as infecções foram confirmadas pelo Laboratório Nacional de Referência da Etiópia. Investigações preliminares indicam que trata-se de uma cepa que já circulava na África Oriental.

Leia também1 Chanceler alemão: Jornalistas ficaram felizes por deixar Belém
2 Bangladesh: Ex-premiê Sheikh Hasina é condenada à morte
3 Portugal: Mãe de aluno com dedos decepados abandona casa
4 Vladimir Putin sanciona redução de maioridade penal para 14 anos
5 Chile: Conservador enfrentará comunista em segundo turno

No momento, equipes de saúde atuam a fim de rastrear a origem da transmissão e para interromper o contágio, que ocorre essencialmente por meio de contato com fluidos corporais ou por meio de animais silvestres, como macacos ou morcegos.

O vírus de Marburg é uma doença hemorrágica para a qual ainda não há uma vacina específica. A doença provoca sintomas como febre alta, vômitos, dor de cabeça severa, dores musculares e articulares, mal-estar, arrepios, cólicas e diarreia severa.

Em fases mais graves, a infecção causa hemorragia via vômito, fezes, nariz, gengivas ou regiões íntimas. Também leva a confusão mental, delírios e falência múltipla de órgãos.

Seu período de incubação varia de 2 a 21 dias, e a taxa de mortalidade é ampla, podendo ser de 25 a 80%, a depender da capacidade de resposta dos serviços de saúde.

Pleno News

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.