Milhares de pessoas fogem de Darfur após captura de El Fasher

Banner 970x250

Milhares de pessoas fogem de Darfur após captura de El Fasher

 Organização Internacional para as Migrações da ONU reporta que mais de 36 mil pessoas deixaram o Kordofan do Norte, leste de Darfur, após a tomada de El Fasher.


       REUTERS/Mohamed Nureldin Abdalla



A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou um novo alerta sobre o êxodo de moradores na região de Darfur, no Sudão. Este aviso surge uma semana após a cidade de El Fasher, o último grande bastião do exército sudanês, ser capturada pelas forças paramilitares.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) confirmou a gravidade da situação.

De acordo com a OIM, 36.825 pessoas fugiram de cinco localidades no Kordofan do Norte, um estado situado a algumas centenas de quilómetros a leste do Darfur.

A Força de Apoio Rápido (RSF), o grupo paramilitar, assumiu o controlo de El Fasher no dia 26 de outubro. A cidade caiu após um cerco que se estendeu por 18 meses.

Desde a tomada da cidade, têm sido registados relatos e testemunhos de execuções sumárias, pilhagens e violações sexuais. Trabalhadores humanitários na região também foram alvo de ataques.

Pedido de Ajuda Internacional

Durante o último fim de semana, o primeiro-ministro sudanês, Kamil Idris, apelou por apoio à “comunidade internacional”. O apelo foi feito devido ao aumento da violência que se regista em El Fasher.

Apesar da necessidade de auxílio, Kamil Idris manifestou-se contra o envio de tropas estrangeiras para intervir diretamente no conflito. A posição foi expressa numa entrevista concedida a um jornal suíço.

Por RTP - 20

da redação FM

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.