Nova ferramenta garante segurança, transparência e eficiência no tratamento de arquivos digitais do Judiciário rondoniense |
A ferramenta foi criada para resolver um desafio antigo da Justiça rondoniense: o grande volume de arquivos audiovisuais e documentos digitais, especialmente em casos que envolvem sigilo judicial ou dados sensíveis, como investigações com quebra de sigilo telemático.
Segundo o juiz auxiliar da Corregedoria, Paulo Fabrício, o desenvolvimento da plataforma foi motivado pela necessidade de garantir a integridade das provas digitais e facilitar o acesso seguro às partes envolvidas nos processos.
“O nosso sistema é inédito, criado pela equipe de Tecnologia da Informação do Tribunal. Agora teremos capacidade de concentrar em um único local todos os documentos audiovisuais produzidos em investigações policiais, sem necessidade de mídias físicas. A delegacia poderá encaminhar automaticamente os arquivos ao sistema PJe”, explicou o magistrado.
Para garantir o uso adequado da ferramenta, o TJRO realizou treinamentos com magistrados, servidores e representantes de instituições parceiras, como o Ministério Público de Rondônia (MPRO), a Defensoria Pública do Estado (DPE-RO) e forças de segurança.
O Tribunal destaca que a iniciativa faz parte de um amplo processo de modernização e transformação digital do Judiciário estadual, priorizando transparência, segurança da informação e sustentabilidade.
Com o novo sistema, Rondônia se consolida entre os estados pioneiros na integração entre gestão judicial e inovação tecnológica, reforçando o compromisso do TJRO com a eficiência e o acesso à Justiça.
da redação FM