Operação “Protetor dos Biomas” reforça ações integradas de combate ao desmatamento em Rondônia

Operação “Protetor dos Biomas” reforça ações integradas de combate ao desmatamento em Rondônia

 Ação coordenada por forças de segurança estaduais, com apoio do Ministério da Justiça, intensifica fiscalização ambiental e uso de tecnologias avançadas para proteger os biomas.

           

O governo de Rondônia lançou nesta quinta-feira (16) a Operação Protetor dos Biomas, uma iniciativa conjunta entre a Batalhão de Polícia Ambiental de Rondônia (BPA), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO) e Gerência de Aviação de Estado de Rondônia (GAVE), com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A operação tem como objetivo intensificar a fiscalização ambiental e combater o desmatamento ilegal em todo o território estadual. O lançamento incluiu a apresentação das estratégias e planejamento operacional para as equipes envolvidas.

Fiscalização e monitoramento ambiental

Embora o foco principal da operação seja o combate ao desmatamento, as equipes também estarão preparadas para atender outras ocorrências ambientais. Com 10 patrulhas distribuídas em pontos estratégicos de Rondônia, a ação marca um avanço significativo nas políticas ambientais do estado ao integrar forças de segurança e tecnologias de monitoramento.

O governador Marcos Rocha ressaltou que o uso de inteligência e dados permite direcionar esforços de forma mais eficaz:

“Com esses reforços, conseguimos direcionar as equipes para os pontos mais críticos, evitando que situações de crimes, como desmatamento, comprometam a biodiversidade e a saúde da população.”

Tecnologia e integração

Coordenada pelo BPA, a operação conta com suporte técnico e logístico do Ministério da Justiça e utiliza imagens de satélite, drones e alertas ambientais diários para monitoramento do uso do solo. O planejamento e a execução das ações são conduzidos de forma autônoma pelo Batalhão de Polícia Ambiental.

O comandante do BPA, tenente coronel Railinson Baumann Lopes, destacou que o uso de tecnologia de ponta, como as imagens da Plataforma Brasil MAIS, torna as ações mais precisas e estratégicas.

“Embora o foco esteja no desmatamento, as operações abrangem outros crimes ambientais, com base em dados geoespaciais que tornam o policiamento mais efetivo e fortalecem a proteção do bioma amazônico”, afirmou.

O chefe da Seção Operacional, major Mozer Oliveira Rodrigues, reforçou a importância da integração entre os órgãos de segurança para garantir maior eficiência na repressão a crimes ambientais.

“Trabalhamos com inteligência operacional e contamos com uma sala de situação dedicada ao geoprocessamento. Por meio da Plataforma Brasil, recebemos alertas que orientam a atuação das equipes em campo.”

Participação da comunidade

O sargento José Benito de Oliveira Junior, comandante de uma das guarnições, enfatizou que a participação popular é fundamental para o sucesso da operação.

“A comunidade é o nosso principal aliado, pois tem um papel essencial na verificação e denúncia dos crimes ambientais.”

A população pode contribuir com informações por meio do Disque-Denúncia: (69) 99995-6874. O sigilo e o anonimato são garantidos, fortalecendo as ações de fiscalização e combate ao desmatamento em Rondônia.

Por Midian Mascarenhas |Secom|Gov-RO - 010

da redação FM

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.