Nova lei aumenta pena para quem vender ou fornecer álcool e produtos que causam dependência a crianças e adolescentes

Nova lei aumenta pena para quem vender ou fornecer álcool e produtos que causam dependência a crianças e adolescentes

 

                           

Pena poderá ser ampliada em até metade se houver consumo - Foto: Mariela Guimarães

Porto Velho, Rondônia - Foi sancionada e publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (8), a Lei nº 15.234/2025, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para criar uma causa de aumento de pena para o crime de vender, fornecer, servir ou entregar bebida alcoólica ou outros produtos com potencial de causar dependência física ou psíquica a crianças e adolescentes.

A nova norma determina que a pena para esse tipo de crime será aumentada de um terço até a metade quando houver consumo do produto por parte da criança ou adolescente.

A mudança foi inserida no artigo 243 do ECA, que já prevê punições para quem fornecer esses produtos a menores de 18 anos. Com a alteração, o objetivo é tornar a legislação mais rígida e ampliar a responsabilização de quem contribui para o acesso de crianças e adolescentes a substâncias que comprometem sua saúde física e mental.

A lei entrou em vigor na data de sua publicação, em 7 de outubro de 2025, após sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

da redação FM

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.