Mata Atlântica perde 2,4 milhões de hectares de floresta em 40 anos

Banner 970x250

Mata Atlântica perde 2,4 milhões de hectares de floresta em 40 anos

 Levantamento do MapBiomas mostra que o bioma mais degradado do país reduziu 8,1% de sua área florestal desde 1985. Metade do desmatamento atinge florestas maduras, com mais de 40 anos.

       Fernando Frazão/Agência Brasil



A Mata Atlântica perdeu 2,4 milhões de hectares de floresta nas últimas quatro décadas. O número, divulgado nesta segunda-feira (28) em levantamento do MapBiomas, representa uma redução de 8,1% da área florestal registrada no início da série histórica, em 1985.

O estudo indica que o bioma, considerado o mais degradado do Brasil, mantém atualmente apenas 31% de sua vegetação natural. Cerca da metade do desmatamento recente, ocorrido em 2024, ainda atinge áreas classificadas como florestas maduras, com mais de 40 anos.

Agricultura impulsiona a perda de vegetação

A supressão da vegetação nativa da Mata Atlântica acompanha a história do Brasil, conforme explicou Natalia Crusco, da equipe do MapBiomas. “Em 1985, ano de início da nossa série histórica, o bioma tinha apenas 27% de sua área florestal original”, detalhou.

Apesar de uma desaceleração no desmatamento e um ligeiro aumento na área florestada após a promulgação da Lei da Mata Atlântica, os últimos cinco anos registraram uma média de 190 mil hectares desmatados por ano.

A agricultura segue como a principal força de transformação da paisagem do bioma. O cultivo agrícola quase dobrou de área desde 1985, ocupando atualmente um terço (33%) da produção nacional dentro do bioma. Culturas como soja (343%), cana-de-açúcar (256%) e café (105%) estão entre as que mais cresceram.

Crescimento urbano duplica

Outra atividade que avançou foi a silvicultura, o cultivo comercial de árvores, que quintuplicou em 40 anos. A área urbanizada da Mata Atlântica também duplicou desde 1985, com três em cada quatro municípios (77%) expandindo sua área.

No entanto, mais de 80% dos municípios da Mata Atlântica têm áreas urbanizadas pequenas, com menos de mil hectares. Apenas as capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba possuem mais de 30 mil hectares.

Por Rafael Cardoso - Repórter da Agência Brasil - 20

da redação FM

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.