Danos estruturais e pelo menos duas mortes foram confirmados após o terremoto próximo à costa sul; autoridades alertam para tremores secundários.
© Frame Reuters
Um forte terremoto de magnitude 7,4 atingiu a costa sul das Filipinas nesta sexta-feira (10). O tremor causou a morte de pelo menos duas pessoas e provocou danos estruturais em cidades próximas ao epicentro, levando as autoridades a emitirem alertas sobre fortes tremores secundários.
O epicentro foi registrado em águas próximas à cidade de Manay, na província de Davao Oriental. O tremor ativou inicialmente um alerta de tsunami para o litoral em um raio de 300 quilômetros, mas os avisos para as Filipinas e Indonésia foram suspensos posteriormente.
O funcionário da Defesa Civil Karlo Puerto confirmou que pelo menos duas pessoas morreram, ambas na cidade de Mati, localizada perto do epicentro do terremoto. Não houve outros relatos imediatos de vítimas fatais por parte de escritórios regionais de desastres.
Richie Diuyen, agente de desastres em Manay, descreveu que o tremor durou entre 30 e 40 segundos. Ele relatou danos a algumas casas, rachaduras na fachada de uma igreja e vias e pontes que ficaram intransitáveis. “Não podíamos nos levantar. Tenho 46 anos e esse é o terremoto mais forte que já senti”, disse Diuyen.
O tremor é um dos mais fortes dos últimos anos a atingir o país, que está localizado no “Anel de Fogo” do Pacífico e registra mais de 800 terremotos por ano. O evento ocorre apenas duas semanas depois que um terremoto mortal na ilha de Cebu matou 74 pessoas.
O presidente Ferdinand Marcos Jr. declarou que as autoridades estão avaliando a situação e que as equipes de busca e resgate iniciarão os trabalhos assim que for seguro.
Por Mikhail Flores - Repórter da Reuters - 20
da redação FM