Celular Seguro: plataforma do Ministério da Justiça bloqueia aparelho, linha e aplicativos bancários em caso de roubo ou furto

Celular Seguro: plataforma do Ministério da Justiça bloqueia aparelho, linha e aplicativos bancários em caso de roubo ou furto

 

        

Programa nacional permite ao cidadão agir rapidamente para evitar prejuízos e ajuda na recuperação de celulares roubados

Porto Velho, Rondônia - O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) mantém em funcionamento o programa Celular Seguro, uma ferramenta tecnológica criada para combater o roubo e o furto de celulares em todo o Brasil. O sistema permite que o próprio cidadão comunique o crime e, de forma imediata, bloqueie o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários vinculados, reduzindo os danos e facilitando a recuperação do dispositivo.

Ao registrar um alerta no Celular Seguro, o usuário pode escolher entre diferentes níveis de bloqueio: apenas da linha telefônica e das contas em instituições parceiras, ou incluir também o bloqueio do IMEI (número de identificação internacional do aparelho). A opção de manter o IMEI ativo é útil para que o celular possa ser novamente identificado caso volte à rede com outro chip — informação que é repassada pelo MJSP às Polícias Civis estaduais, auxiliando nas ações de recuperação.

Instituído pela Portaria MJSP nº 562, de 18 de dezembro de 2023, o programa é fruto de uma parceria entre o MJSP, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a ABR Telecom, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as operadoras de telefonia e diversas instituições financeiras.

Em 2024, o ministro Ricardo Lewandowski assinou a Portaria MJSP nº 837, que aprimorou o Celular Seguro com novas funcionalidades. Entre as principais inovações estão a formalização das opções independentes de bloqueio (IMEI, linha e aplicativos) e a obrigação de as operadoras notificarem o MJSP sempre que novas linhas forem habilitadas em aparelhos com alerta ativo por roubo, furto ou extravio.

Com a ampliação da integração entre instituições públicas e privadas, o Celular Seguro se consolida como uma importante ferramenta de proteção digital e segurança pública, oferecendo respostas mais rápidas às vítimas e contribuindo para reduzir os índices de criminalidade envolvendo celulares no país.

Para registrar um alerta, o cidadão deve acessar o site ou aplicativo Celular Seguro e seguir as instruções de bloqueio

da redação FM
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.