| Programa nacional permite ao cidadão agir rapidamente para evitar prejuízos e ajuda na recuperação de celulares roubados |
Porto Velho, Rondônia - O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) mantém em funcionamento o programa Celular Seguro, uma ferramenta tecnológica criada para combater o roubo e o furto de celulares em todo o Brasil. O sistema permite que o próprio cidadão comunique o crime e, de forma imediata, bloqueie o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários vinculados, reduzindo os danos e facilitando a recuperação do dispositivo.
Ao registrar um alerta no Celular Seguro, o usuário pode escolher entre diferentes níveis de bloqueio: apenas da linha telefônica e das contas em instituições parceiras, ou incluir também o bloqueio do IMEI (número de identificação internacional do aparelho). A opção de manter o IMEI ativo é útil para que o celular possa ser novamente identificado caso volte à rede com outro chip — informação que é repassada pelo MJSP às Polícias Civis estaduais, auxiliando nas ações de recuperação.
Instituído pela Portaria MJSP nº 562, de 18 de dezembro de 2023, o programa é fruto de uma parceria entre o MJSP, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a ABR Telecom, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as operadoras de telefonia e diversas instituições financeiras.
Em 2024, o ministro Ricardo Lewandowski assinou a Portaria MJSP nº 837, que aprimorou o Celular Seguro com novas funcionalidades. Entre as principais inovações estão a formalização das opções independentes de bloqueio (IMEI, linha e aplicativos) e a obrigação de as operadoras notificarem o MJSP sempre que novas linhas forem habilitadas em aparelhos com alerta ativo por roubo, furto ou extravio.
Com a ampliação da integração entre instituições públicas e privadas, o Celular Seguro se consolida como uma importante ferramenta de proteção digital e segurança pública, oferecendo respostas mais rápidas às vítimas e contribuindo para reduzir os índices de criminalidade envolvendo celulares no país.
Para registrar um alerta, o cidadão deve acessar o site ou aplicativo Celular Seguro e seguir as instruções de bloqueio
da redação FM
