DESCASO E DIFICULDADES: Moradores de União Bandeirantes clamam por limpeza, encascalhamento e conserto de pontes

Banner 970x250

DESCASO E DIFICULDADES: Moradores de União Bandeirantes clamam por limpeza, encascalhamento e conserto de pontes

 

Apesar de ações pontuais da Prefeitura, a situação das ruas e a estrada conhecida como Linhão no distrito ainda é crítica, afetando o dia a dia da população e o escoamento da produção agrícola.

 
       Rua: Dr. Roberval,  antes das chuvas de inverno deixaram assim, era serviço  pra menos de                                                                                 semana



        Rua: Dr. Roberval, dá acesso ao posto de saúde, hoje se encontra assim, e  nada de serviços descaso
                                   

UNIÃO BANDEIRANTES-PORTO VELHO - A população do distrito de União Bandeirantes, localizado a cerca de 160 quilômetros da capital Porto Velho, enfrenta graves problemas de infraestrutura que se arrastam há anos. As principais reclamações dos moradores são a falta de limpeza urbana eficiente, na ruas, a necessidade de encascalhamento das vias e a precariedade das ruas que praticamente estão neste período intransitável, com valas, não é buracos não, é valas em algumas determinadas ruas, tem ruas sem acesso, porque tem um pedaço de madeira que completa a travessia de algumas valas, que já se encontra há  mais de décadas e ninguém se preocupou para dá um acesso livre para os moradores que muita das vezes tem que fazer disvios de ruas para retorna ao outro lado, proxímo de onde partiu. Um exeplo de desaso são as ruas: Dr. Roberval, Chiquilito Erse, Castro Alves, Buritis, e se for numerar, não vamos cocluir a matéria, ou seja são quase todas, principalmete as que não estão no projeto da empresa que está fazendo um trabalho de drenagem no distrito. 

Embora a Prefeitura de Porto Velho  tenham realizado operações pontuais, como serviços de  recuperação de estradas e  pontes das linhas vicinais, através da Semagric em abril e novembro de 2025, a percepção dos moradores é de que as ações são insuficientes diante da magnitude dos problemas, especialmente neste peródo de chuvas na região.

 Precisamos de maquinas disponiveis na sede Distrital para fazer os serviços necessários diários.

 Precisamos de pessoas para trabalharem no serviços de manutenção e limpeza;

 Precisamos de uma sede Distrital, para saber onde reclamar, muitas das vezes tem que ligar atrás do administrador, para reclamar do problema.

Ruas intransitáveis e lixo acumulado, não é lixo doméstico, sim lixo de sujeiras nas ruas, que vem com a força da água de chuvas.

Muitas das vezes a comunidade reclama através de vídeos,  relatos de motoristas e residentes nas redes sociais mostram Ruas do distrito em estado de calamidade, com buracos que mais parecem crateras e dificultam o tráfego de veículos. A falta de manutenção regular da ruas  faz com que a situação se deteriore rapidamente com as chuvas.

Além disso, a limpeza urbana, que também foi alvo de ações recentes, ainda é um desafio. Moradores relatam e reclama que só fazem limpeza na Avenida principal a 3 de Dezembro, a outra Avenida 14 de Julho, muitas das vezes fica fora do cronograma de trabalho da secretaria responsavél, mau cheiro e descarte irregular de lixo e entulhos em terrenos baldios em vias públicas, um problema que,vem acontecendo por falta de um lixão, já se faz necessário ter um local adequado para o descarte de lixo.

Moradores já pedem a própria  população colaboração para essa situação de lixo enfrente as suas residências, mas precisamos de  uma logística de coleta mais eficiente, para tiras os entulhos, as podas de arvores dessas casas, afinal moradores pagam seus impostos, e os impostos tem que retorna em benefícios, melhorias para a população, hoje União Bandeirantes cerca de 30 mil habitantes total, precisa de apoio de políticas públicas, somos um distrito maior que muitos municípios e sem uma estruturas.

Pontes e estradas vicinais: isolamento e prejuízos

União Bandeirantes possui uma extensa malha de estradas vicinais, essencial para a economia local, baseada na produção agrícola (café, cacau, gado,leite e banana ). No entanto, a falta de manutenção das estradas e a situação precária de muitas pontes resultam em isolamento de comunidades e prejuízos para os produtores rurais, que não conseguem escoar seus produtos, especialmente durante o inverno amazônico. Se faz necessário termos maquinas disponivel destro do distrito para socorrer os nossos agricultores, principalmente neste período.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric) informou ter recuperado 11 pontes na região em um período recente, garantindo condições mínimas de trafegabilidade. No entanto, com cerca de 1000 quilômetros de estradas vicinais no distrito, as necessidades são constantes e exigem um plano de ação mais robusto e duradouro.

Conserto e sinalização da ponte do rio são francisco, logo após o acidente que ocorreu, não foi feita nenhum tipo de serviço naquela localidade.


Cobrança por soluções definitivas

Diante desse cenário, a comunidade de União Bandeirantes cobra das autoridades municipais, estaduais e federais em especial da Prefeitura Municipal de Porto Velho (através da Supeerintendêcia dos Distritos, Semusb e Semagric), do Administrador, do nosso representante na câmara Municipal o vereador e do DER-RO, soluções definitivas e não apenas paliativas. É facíl em epóca de uma festividade vem uma equipe só para maquiar uma avenida principal e as demais ruas, ficam como o patinho feio.

 A população reivindica:

Um cronograma regular e transparente de limpeza urbana, e rural, onde a população esteja sabendo que tipo de trabalho está sendo realizado.

Ações contínuas de encascalhamento e patrolamento das ruas do núcleo urbano e das estradas vicinais, bem como o linhão, com material de qualidade. Não apenas raspando as ruas, fica bonita, sim fica, mais, faz o serviços pela manhã e a tarde já não se tem uma rua limpa, raspada com maquina patrol, faltou o cascalho.

 É de responsabilidade da Prefeitura ter o cascalho para os serviços nas ruas e nas  linhas, a prefeitura tem que ter um plano para serviços de encascalhamento das ruas, muitas das vezes o sitiante tem a matéria (cascalho) e hoje já não arruma mais, por falta de um compromisso, ou por muitas das vezes esquecem.

A superintendência dos Distrios, tem que fazer o seu papel, que é zelar pelo distrito dando suporte para o Administrador trabalhar, como conratação de garis, maquinarios e caçambas, assim o administratador terá um plano de ações na cidade.

 Um plano de manutenção e reconstrução das pontes de madeira, que são a única via de acesso para muitas áreas rurais.

A expectativa é que as promessas de investimentos em asfalto para algumas ruas do distrito se concretizem e tragam, enfim, a qualidade de vida e a segurança viária que os moradores de União Bandeirantes tanto almejam. A comunidade espera uma resposta efetiva do poder público, que vá além das operações emergenciais e garanta infraestrutura digna para um distrito que, em termos de população, é maior que muitos municípios do estado.

O Distrito de União Bandeirantes pede socorro.


              Aqui esse monte de terra já está ha mais de três meses, já está nascendo embauba no local e                                                          administração ainda não enxerga essa situação 

Resultado de chuvas fortes


                                                Vala a céu aberto já a muitos anos

Pontes de madeiras a ser recuparada, já está á varios anos assim

Além de não ter uma rua  e preciso fazer isso pra atravessar para sua casa


Esse trecho já se encontra assim desde muitos anos, onde está o direito de locomoção 



Rua se não colocar manilhas, até mesmo os templos ficam sem entrada, falta planejamento





                                                                           Isso é uma Rua




                Essa situação aqui desde quando eu moro aqui, faz três anos e não muda nada


                                   Essa aqui faz ligação com a outra ponte de uma outra rua


                                    Ponte quebrada, automóveis correm o risco, mais passam







Isso é uma rua

Isso é uma rua









                                                      Eu carregando mobília para o Podcast

É uma rua





É uma rua



Todas as foto: F/M

da  redação F/M













                    


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem