Câmara aprova urgência para votação de projeto que cria bancada cristã

Câmara aprova urgência para votação de projeto que cria bancada cristã

 Por 398 votos, deputados aceleram análise de PL que formaliza nova bancada parlamentar, composta por membros evangélicos e católicos.

      Lula Marques/Agência Brasil 


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (22), por 398 votos a favor e 30 contra, a urgência para a votação de um projeto de resolução que visa criar a bancada cristã. A votação foi incluída na pauta pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Se aprovada, a nova bancada será composta por parlamentares evangélicos e católicos e se somará às duas bancadas já formalizadas no Regimento Interno: a feminina e a negra.

A formalização garante direitos de liderança ao grupo. O líder da bancada cristã terá direito de participar das reuniões de líderes da Câmara com voz e voto. Terá ainda o direito de usar a palavra por cinco minutos, semanalmente, durante o período das comunicações de liderança.

Projeto busca reconhecer realidade política consolidada

O projeto foi apresentado pelos presidentes das frentes parlamentares evangélica e católica, deputados Gilberto Nascimento (PSD-SP) e Luiz Gastão (PSD-CE), respectivamente. A proposta determina que caberá à bancada zelar pela participação de seus membros nas atividades da Câmara.

Segundo o requerimento, a formalização da bancada cristã representa o reconhecimento de uma realidade política e social amplamente consolidada.

O texto destaca que a medida “reafirma o compromisso do Parlamento com a representatividade plural, assegurando que convicções morais partilhadas por grande parcela da população brasileira encontrem expressão legítima, organizada e transparente no processo legislativo”. As frentes parlamentares evangélica e católica continuarão a existir e atuarão de forma independente em pautas que convergirem com os valores da nova bancada.

A medida gerou polêmica no plenário da Câmara. Ao final da votação, o presidente Hugo Motta prometeu assegurar um debate amplo sobre o tema.

Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - 20

da redação FM

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.