Deputado federal Fernando Máximo. Foto: Reprodução
Porto Velho, Rondônia - Uma pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, encomendada pelo Portal Rondovisão, aponta que o deputado federal Dr. Fernando Máximo lidera todos os cenários de intenção de voto para o Senado Federal em Rondônia nas eleições de 2026.
O levantamento foi realizado entre 9 e 13 de agosto de 2025, com 1.545 entrevistas pessoais em 36 municípios do estado, e apresenta uma margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com grau de confiança de 95%.
Cenários da pesquisa
No cenário 1, sem o nome de Marcos Rogério, Dr. Fernando Máximo aparece em primeiro lugar, com 46,1% das intenções de voto, seguido pelo Coronel Marcos Rocha (33,5%) e a deputada federal Silvia Cristina (31,6%). Outros nomes como o senador Confúcio Moura, o pecuarista Bruno Bolsonaro Scheid e o deputado estadual Delegado Rodrigo Camargo aparecem com 18,7%, 18,3% e 14,7%, respectivamente.
No cenário 2, com a inclusão de Marcos Rogério, Fernando Máximo mantém a liderança, com 36,8%, seguido por Marcos Rogério (32,8%) e Coronel Marcos Rocha (29,4%). Silvia Cristina aparece com 27,1%, Confúcio Moura com 17,3%, Bruno Scheid com 15,8% e Delegado Rodrigo Camargo com 12,6%.
O percentual de indecisos ou que não opinaram ficou entre 3,1% e 4,2%, enquanto os que votariam em branco ou nulo variou de 5,5% a 6%, dependendo do cenário.
Rejeição dos candidatos
O levantamento também mediu o índice de rejeição dos candidatos. O mais citado foi Confúcio Moura, com 43,7%. Em seguida aparecem Bruno Scheid (17,7%), Silvia Cristina (11,8%), Marcos Rogério (11,6%), Marcos Rocha (10,6%), Delegado Rodrigo Camargo (5,8%) e Dr. Fernando Máximo, com apenas 4%, apresentando a menor rejeição entre os candidatos avaliados.
Metodologia
A pesquisa utilizou uma amostragem representativa do eleitorado rondoniense, selecionada em três etapas:
Sorteio probabilístico dos municípios através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho);
Seleção probabilística das localidades dentro dos municípios;
Escolha dos entrevistados dentro das localidades, respeitando quotas proporcionais de gênero, faixa etária, escolaridade e nível econômico.
Os questionários foram auditados em 20% das entrevistas, garantindo a qualidade e veracidade dos dados coletados.
Sobre o Instituto Paraná Pesquisas
Com 34 anos de atuação, o instituto é referência em pesquisa política, de opinião e de mercado, reconhecido pela alta confiabilidade e margens de acerto em levantamentos eleitorais e de opinião pública no Brasil.
da redação FM