Papa Leão XIV oferece Vaticano para conversações de paz entre Rússia e Ucrânia

Papa Leão XIV oferece Vaticano para conversações de paz entre Rússia e Ucrânia

 Durante a reunião, o pontífice expressou a disposição do Vaticano em sediar conversações de paz entre a Rússia e a Ucrânia, buscando uma "paz justa e duradoura", conforme comunicado do Vaticano.

         Reuters/Eloisa Lopez/Proibida reprodução



O Papa Leão XIV se encontrou com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, nesta quarta-feira (9), em Castel Gandolfo. Durante a reunião, o pontífice expressou a disposição do Vaticano em sediar conversações de paz entre a Rússia e a Ucrânia, buscando uma “paz justa e duradoura”, conforme comunicado do Vaticano.

Diálogo pela Paz e a Reconstrução da Ucrânia

O encontro entre o Papa Leão XIV e Zelensky ocorreu em Castel Gandolfo, uma cidade italiana nas colinas perto de Roma, onde o Papa está em férias de duas semanas. A visita de Zelensky à Itália tem como objetivo principal sua participação em uma conferência nos dias 10 e 11 de julho, dedicada à recuperação e reconstrução de longo prazo da Ucrânia, após a invasão russa.

Leão XIV e o Apelo Urgente Contra a Mudança Climática

No mesmo dia, o Papa Leão XIV interrompeu suas férias para celebrar uma missa especial, conclamando os católicos a cuidarem da criação. Este é o segundo grande apelo do Vaticano em uma semana para que o mundo enfrente a mudança climática global.

“Hoje, vivemos em um mundo que está queimando, tanto por causa do aquecimento global quanto por causa dos conflitos armados”, disse o pontífice em uma pequena cerimônia ao ar livre em Castel Gandolfo. Ele também pediu orações “pela conversão de muitas pessoas que ainda não percebem a urgência de cuidar de nossa casa comum”.

Leão XIV, eleito em 8 de maio para suceder o falecido Papa Francisco, não mencionou desastres naturais específicos, mas reiterou que o mundo atravessa uma “crise ecológica”.

Por Joshua McElwee- Repórter da Reuters - 20

da redação FM

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.