Programas estaduais dão suporte às famílias para uma vida com mais dignidade e oportunidades de vencer em Rondônia

Programas estaduais dão suporte às famílias para uma vida com mais dignidade e oportunidades de vencer em Rondônia

 

       O Prato Fácil é uma das políticas públicas de governo que garante alimentação saudável e nutritiva para as famílias do CadÚnico


Porto Velho, Rondônia - Entre as comemorações em 15 de maio, a exemplo do Dia do Assistente Social, profissional comprometido com os direitos e com a ampliação da cidadania, destaca-se também nesta data o Dia Internacional da Família, instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Resolução 47/237, de 20 de setembro de 1993, com a proposta de reforçar a importância da família na estruturação do núcleo familiar e o seu papel na base da educação infantil. No Brasil, a importância dos laços familiares para o desenvolvimento humano é destacada também em 8 de dezembro, desde 1963, com base no Decreto Lei nº 52.748, do então presidente João Goulart.

Em Rondônia, a data pode ser celebrada com as conquistas implementadas pelo governo do estado, destacando-se a Secretaria da Assistência Social, cuja nomenclatura foi alterada neste ano para Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), dando ênfase à atuação voltada à mulher e à família como um todo, com programas como o Mamãe Cheguei, que tem por objetivo reforçar o vínculo familiar com orientações sobre os cuidados desde a gravidez; Crescendo Bem, que visa à promoção de melhorias na qualidade de vida das famílias beneficiárias; o Prato Fácil, que garante alimentação saudável e nutritiva a baixo custo para famílias em situação vulnerável; Meu Sonho, que tem por proposta apoiar as famílias apoiar que buscam realizar o sonho da casa própria; Vencer, que garante capacitação profissional em várias áreas para a transformação de vidas com o ingresso no mercado de trabalho ou no empreendedorismo, podendo participar até duas pessoas da mesma família; o Rondônia Cidadã, que a cada fim de semana leva mais de 30 serviços essenciais para os moradores de um determinado município, entre outros que vêm fazendo a diferença na vida de muitas pessoas e suas respectivas famílias.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, além das ações que garantem mudança na vida das pessoas que formam o núcleo familiar, a data é uma oportunidade para refletir sobre o papel da família no desenvolvimento dos indivíduos e celebrar a união e os laços afetivos que unem os membros familiares.

Programa Mamãe Cheguei reforça o vínculo familiar desde a gestação

“A base familiar é fundamental para que a pessoa cresça e se desenvolva em todos os aspectos recebendo o apoio e incentivo necessários, que a família garante. E não importa se é família com laços sanguíneos ou não. O importante é o amor envolvido”, disse o governador, aproveitando para parabenizar também todos os assistentes sociais por contribuir também com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias na defesa de seus direitos.

A secretária da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social, Luana Rocha, destacou que assim como o assistente social, a Seas tem importante papel com vistas a garantir o bem-estar das famílias com políticas públicas específicas, que atendem às necessidades individuais que se estendem à família como um todo.

“É no núcleo familiar que tudo começa, desde a geração da vida, passando pelo desenvolvimento em todos os aspectos, incluindo socioeconômico, até a formação de uma outra família. E para que tudo ocorra de forma harmônica é necessário que as pessoas recebam apoio da sociedade como um todo e, de forma especial, do governo, na proteção e garantia de direitos específicos, por meio de equipes técnicas com formação em várias áreas, em especial o assistente social”, pontuou a titular da Seas.

da redação FM
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.