MP, SEAS e Childhood discutem aprimoramento no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência

MP, SEAS e Childhood discutem aprimoramento no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência

 


          Reunião foi realizada em modalidade online

Porto Velho, Rondônia - O Ministério Público de Rondônia (MPRO) esteve reunido nesta terça-feira (13/5) com integrantes da Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS) e a organização não governamental Childhood Brasil para discutir a cooperação entre os órgãos, visando ao aprimoramento no atendimento, no estado, de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

Realizada em modalidade online, a reunião teve a participação dos Promotores de Justiça Julian Imthon Farago (Diretor do Grupo de Atuação Especial - Gaeciv) e Alba da Silva Lima (19ª Promotoria de Justiça), além do Diretor de Políticas Públicas da secretaria, Bruno Fontenelle, e dos integrantes da Childhood, Benedito Santos e Fernanda Cassador.

O encontro teve como objetivo específico o alinhamento estratégico para a implementação da Lei 13.431/2017, norma que, dentre outros pontos, prevê o instituto de escuta especializada para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

A reunião oportunizou a apresentação, pela Childhood, de diagnóstico sobre a implementação da lei no estado. O relatório buscou apontar o cenário de implantação de mecanismos previstos pela norma, informando dados relacionados à existência, nas cidades, de delegacias especializadas, Instituto Médico Legal (IML) e do comitê de gestão colegiada - instrumento a ser composto por diversas instituições, com o objetivo de promover a articulação e mobilização para o atendimento à norma.

Após a exposição dos dados, os integrantes do MP ressaltaram o comprometimento do Ministério Público com a temática, destacando os avanços da Lei 13.431/2017. Na oportunidade, ficou definida a realização de uma mobilização junto às Promotorias de Justiça do interior do estado para a indicação de servidores a integrarem grupos de trabalho relacionados à questão.

Pacto – A reunião desta terça integrou o conjunto de ações decorrentes do “Pacto Criança Protegida Rondônia”, firmado no ano passado entre Childhood, Poder Executivo do Estado e instituições públicas. O documento tem como um de seus objetivos o cumprimento integral da Lei 13.431, pelo Estado de Rondônia.

Aprovada em 2017, a norma tem como um de seus avanços a previsão da escuta especializada, instituto que garante maior proteção para crianças e adolescentes ao deporem em um ambiente acolhedor e seguro, evitando o processo de revitimização.

Fonte: Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

da redação FM

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.