Ministério da Saúde cria comitê para reduzir mortalidade indígena

Ministério da Saúde cria comitê para reduzir mortalidade indígena

 Grupo focado em saúde materno-infantil atuará no SasiSUS com diretrizes específicas para cada Distrito Sanitário Especial Indígena no país.

                                     © Rovena Rosa/Agência Brasil


A Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), vinculada ao Ministério da Saúde, instituiu nesta quarta-feira (24) o Comitê de Redução da Mortalidade Materna, Fetal e Infantil Indígena. O colegiado foi criado para atuar no âmbito do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), com o objetivo central de formular estratégias voltadas à queda dos índices de mortalidade entre mães e crianças nos territórios atendidos, respeitando as características singulares de cada um dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

Estratégias e monitoramento

O novo grupo será responsável por monitorar indicadores de saúde, analisar fatores de risco em cada região e desenvolver o Plano de Redução da Mortalidade Materna, Fetal e Infantil Indígena. A atuação do comitê prevê uma ampla articulação entre órgãos públicos, organizações da sociedade civil, especialistas e lideranças indígenas. A inclusão de representantes das medicinas tradicionais indígenas nos debates é um dos diferenciais previstos para a elaboração das estratégias de cuidado.

Proteção a povos isolados

Entre as competências do colegiado, destaca-se a capacidade de recomendar medidas preventivas contra riscos epidemiológicos. Para grupos indígenas isolados ou de recente contato, as ações deverão observar protocolos rigorosos de proteção à vida e às culturas tradicionais. O comitê deve seguir princípios como a precaução, o respeito à autodeterminação dos povos e a não imposição de contato externo, assegurando a integridade territorial e cultural dessas populações enquanto implementa políticas de saúde de forma humanizada.

Por Agência Brasil - 20

da redação FM

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem