Rondônia confirma quatro casos de Mpox em Porto Velho

Rondônia confirma quatro casos de Mpox em Porto Velho

 

      Atendimentos e monitoramento dos casos são realizados pelo Cemetron, unidade referência no Estado - Foto: Reprodução (Alô Rondônia)


Sesau mantém monitoramento epidemiológico e reforça orientações de prevenção à população

Porto Velho, Rondônia - A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou, nesta quinta-feira (19), quatro casos de Mpox na capital. Ao todo, seis notificações foram registradas, sendo quatro positivas e duas descartadas após investigação médica e exames laboratoriais. Os pacientes permanecem em isolamento e seguem sob acompanhamento das equipes de saúde.

CASOS ESTÃO SENDO ACOMPANHADOS PELO CEMETRON

Os atendimentos ocorreram no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), unidade referência no tratamento de doenças infectocontagiosas. A Sesau informou que todos os pacientes receberam avaliação clínica, orientações de prevenção e suporte adequado conforme protocolo de vigilância epidemiológica.

A pasta também esclareceu que uma notificação registrada no Hospital Infantil Cosme e Damião foi reclassificada: o caso suspeito não se confirmou para Mpox e teve diagnóstico final de varicela.

FORMA DE TRANSMISSÃO DA MPOX

A doença é transmitida, principalmente, pelo contato direto com secreções presentes nas lesões de pele, como feridas ou bolhas. A transmissão também pode ocorrer, embora de forma menos frequente, por secreções respiratórias ou objetos contaminados.

Entre as orientações de prevenção, a recomendação principal é evitar contato próximo com pessoas que apresentem lesões suspeitas, mantendo cuidados básicos de higiene e vigilância de sintomas.

QUANDO BUSCAR ATENDIMENTO MÉDICO

A Sesau orienta que qualquer pessoa que apresente lesões na pele compatíveis com o quadro clínico da Mpox, com ou sem febre, busque avaliação em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O órgão reforçou que continua com o monitoramento ativo dos casos, ampliando orientações à população e reforçando a importância da notificação imediata às equipes de saúde.


da redação FM

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem