Presidente americano disse que ilha é vital para segurança dos Estados Unidos
Para Trump, a Otan deveria ser responsável por liderar o caminho para que os EUA controle a Groenlândia
O presidente americano, Donald Trump, reafirmou que os Estados Unidos precisam da Groenlândia “para fins de segurança nacional” e que ela é “vital” para o Domo de Ouro que o governo republicano está construindo. A declaração foi dada em publicação na Truth Social nesta quarta-feira (14).
O comentário acontece diante de expectativas sobre uma reunião entre ministros das Relações Exteriores da Groenlândia e da Dinamarca com autoridades americanas.
“A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) se torna muito mais formidável e eficaz com a Groenlândia nas mãos dos ESTADOS UNIDOS. Qualquer coisa menos do que isso é inaceitável”, escreveu na postagem.
Para Trump, a Otan deveria ser responsável por liderar o caminho para que Washington conquiste o objetivo desejado. “Se não o fizermos, a Rússia ou a China o farão, e isso não vai acontecer!”, acrescentou.
O presidente ainda disse que, militarmente, sem o “vasto poder” americano, a Otan não seria “uma força ou dissuasão eficaz - nem de perto!”

Postar um comentário