Equipes da Seas e instituições parceiras realizaram mais de 7 mil atendimentos nos cinco distritos da Ponta do Abunã - Fotos: Lucas Montrezol.
Ação reforça aproximação dos serviços públicos e amplia acesso a direitos básicos na Ponta do Abunã
Porto Velho, RO — O governo de Rondônia realizou, entre 26 e 30 de novembro, cinco edições do programa Rondônia Cidadã nos distritos da Ponta do Abunã, alcançando 7.482 atendimentos em áreas essenciais como saúde, assistência social, emissão de documentos, orientação jurídica, benefícios previdenciários e ações educativas de trânsito. As atividades foram coordenadas pela Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), em parceria com diversas instituições.
ATENDIMENTO GARANTIRAM ACESSO FACILITADO A SERVIÇOS E DOCUMENTAÇÃO
A primeira edição ocorreu em Nova Califórnia, na Escola Estadual Bandeirantes, com 1.229 atendimentos.
Na sequência, o programa passou por:
- Extrema — 1.623 atendimentos (Escola Estadual Jayme Peixoto de Alencar);
- Vista Alegre do Abunã — 1.694 atendimentos (Escola Estadual Antônia Vieira Frota);
- Abunã — 1.385 atendimentos (Escola Marechal Rondon);
- Vila da Penha — 1.551 atendimentos (Escola Santa Júlia).
As atividades aconteceram majoritariamente em escolas públicas, garantindo acolhimento adequado para moradores de todas as idades.
PROGRAMA REGISTRA AVANÇO E AMPLIA PRESENÇA NO INTERIOR
Somente na edição realizada em Pimenta Bueno, nos dias 22 e 23 de novembro, foram computados outros 3.418 atendimentos. Desde sua criação, em 2019, o Rondônia Cidadã já soma 215.494 atendimentos nos 52 municípios do estado.
Para o governador Marcos Rocha, os resultados reforçam o papel social do programa:
“Cada vez mais estamos alcançando mais pessoas, e isso reflete nos bons índices que Rondônia vem registrando e, principalmente, na melhoria da qualidade de vida da população”, destacou.
A secretária da Seas, Luana Rocha, enfatizou que a iniciativa tem ampliado o alcance dos serviços, especialmente para comunidades mais distantes dos centros urbanos:
“Por serem localidades pequenas, grande parte dos moradores é contemplada com serviços essenciais. As ações nos finais de semana garantem que mais pessoas possam ser atendidas, mesmo aquelas que trabalham ou estudam durante a semana”, afirmou.
APROXIMAÇÃO DOS SERVIÇOS E IMPACTO SOCIAL
O Rondônia Cidadã segue como uma das principais estratégias do governo estadual para facilitar o acesso da população a políticas públicas, reduzir demandas reprimidas e fortalecer a cidadania em regiões rurais e distritos distantes.
da redação FM

Postar um comentário