ONU solicita reforço na segurança da COP30 após tentativa de invasão na Zona Azul

Banner 970x250

ONU solicita reforço na segurança da COP30 após tentativa de invasão na Zona Azul

 Após manifestantes e indígenas tentarem ocupar a área de negociações da conferência, a Organização das Nações Unidas (ONU) enviou uma carta ao governo federal pedindo a ampliação da proteção do evento em Belém.


           © Tânia Rêgo/Agência Brasil




A Organização das Nações Unidas (ONU) solicitou ao governo federal o reforço na segurança das imediações da COP30, em Belém. O pedido ocorreu após um protesto na última terça-feira (11), quando um grupo de manifestantes e indígenas tentou ocupar a Zona Azul, área que concentra as negociações da conferência.

O documento foi encaminhado à Casa Civil da Presidência da República. A segurança interna da Zona Azul é de responsabilidade do Departamento das Nações Unidas para Segurança e Proteção (UNDSS).

Ampliação do Perímetro de Segurança

Em nota, a Casa Civil informou que todas as solicitações da ONU estão sendo atendidas. Em conjunto com o Governo Estadual e o UNDSS, foi realizada uma reavaliação dos meios e quantitativos policiais para a preservação dos perímetros de segurança.

Entre as medidas tomadas, a Casa Civil destacou:

Ampliação e Reposicionamento de Forças: Houve reposicionamento e ampliação de forças policiais, incluindo a Força Nacional e a Polícia Federal atuando em conjunto na Zona Verde.

Reforço Estrutural: Instalação de gradis, barreiras metálicas e estruturas de contenção adicionais em pontos vulneráveis do perímetro.

Ampliação de Espaço: A ampliação do espaço intermediário entre as Zonas Azul e Verde para aumentar a prevenção de incidentes semelhantes.

Incidentes e Outras Medidas

O protesto que motivou o pedido da ONU ocorreu na terça-feira (11). As entradas e saídas da Zona Azul foram fechadas no início da noite, e seguranças formaram cordões humanos para impedir o avanço dos manifestantes. O incidente resultou em dois seguranças feridos.

Os manifestantes, que carregavam faixas de protesto contra a exploração de petróleo e a favor da Palestina, chegaram a passar pelos detectores de metal antes de serem retirados do pavilhão de acesso. A Zona Azul é considerada território da ONU, sob responsabilidade de segurança da organização.

O governo também aproveitou a força-tarefa para adotar medidas para melhorar a estrutura da conferência, como a instalação de novos aparelhos de ar-condicionado nas tendas e a correção de goteiras no Media Center e no Posto de Saúde, após o rompimento de calhas.

Por Luciano Nascimento - Enviado Especial - 20


da redação FM

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.