MEC lança aplicativo com Simuladão para estudos de participantes do Enem

Banner 970x250

MEC lança aplicativo com Simuladão para estudos de participantes do Enem

 Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio que farão o segundo dia de provas no domingo (16) podem usar o app MEC Enem, que oferece simulados e assistente virtual com inteligência artificial.


        © Joédson Alves/Agência Brasil



Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 podem utilizar o aplicativo MEC Enem – o Simuladão do Enem para a revisão de conteúdos. O aplicativo, lançado pelo Ministério da Educação (MEC), visa apoiar os estudantes na preparação para as provas de ciências da natureza e matemática que serão aplicadas neste próximo domingo (16).

O aplicativo está disponível nas lojas Apple Store e Google Play e também pode ser acessado pela internet. Os interessados devem se conectar por meio da plataforma Gov.Br, utilizando o Cadastro de Pessoa Física (CPF), e realizar o cadastro na ferramenta.

Conteúdos e Funcionalidades

Após o cadastro, o estudante tem acesso a uma série de conteúdos e ferramentas, incluindo vídeos e apostilas. A plataforma oferece funcionalidades como:

Trilhas de Estudo: Segmentadas por complexidade e campo do conhecimento.

Simulados: Completos e de questões alternativas, com itens de provas anteriores do Enem.

Assistente Virtual: Ferramenta com inteligência artificial para construir planos ou cronogramas de estudo personalizados e tirar dúvidas.

As conquistas e pontuações de cada estudante ficam registradas em um perfil privado, permitindo que o usuário compartilhe sua evolução nas redes sociais, se desejar.

Segundo Dia de Provas e Reaplicação

Neste domingo (16), os participantes resolverão questões de ciências da natureza e suas tecnologias, e de matemática e suas tecnologias. Os portões do local de prova fecham às 13h (horário de Brasília). A aplicação das provas começa às 13h30 e termina às 18h30.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que os participantes que perderam o primeiro dia de prova, devido a problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, façam o segundo dia, se possível. A reaplicação do exame está garantida para esses casos, ocorrendo nos dias 16 e 17 de dezembro. O prazo para solicitar a reaplicação é de 17 de novembro até as 12h de 21 de novembro, na Página do Participante.

Atenção: Em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as datas do Enem foram alteradas devido à COP30. Nesses municípios, as provas serão aplicadas em 30 de novembro e 7 de dezembro.

Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil - 20

da redação FM

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.