Futebol e novela ditam nomes no Brasil, aponta ferramenta do IBGE

Banner 970x250

Futebol e novela ditam nomes no Brasil, aponta ferramenta do IBGE

 Nomes como Helena, Romário e Neymar tiveram o auge de popularidade influenciado pela televisão e grandes ídolos do futebol em diferentes décadas.

        
© Tânia Rêgo/Agência Brasil


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou a ferramenta Nomes no Brasil, que permite mapear a popularidade dos nomes em cada década do país. O instituto destaca que os principais fatores que influenciam os “nomes da moda” são as telenovelas e o futebol.

Influência do Esporte e da TV

O levantamento aponta que jogadores de futebol têm grande influência no registro de bebês:

Rivelino: Nome do ídolo da Seleção de 1970, teve seu auge de registros naquela década, concentrando 69% das ocorrências.

Romário: Concentrou 69% de seus registros na década de 1990.

Neymar: Começou a se popularizar na década de 2010.

No campo das telenovelas, o nome Helena teve um crescimento significativo a partir dos anos 2000. Existem 366 mil Helenas no Brasil, impulsionadas pelo nome ser frequentemente usado nas protagonistas das novelas escritas pelo autor Manoel Carlos.

O site do IBGE ainda explica a origem dos nomes e sobrenomes e disponibiliza um ranking dos mais populares por década, além de um mapa com os nomes mais comuns por país.

A Ferramenta Nomes no Brasil

A ferramenta interativa permite a consulta da ocorrência, o período de nascimento, a concentração geográfica e a idade mediana de pessoas com nomes e sobrenomes específicos. O levantamento reflete a composição da população brasileira em 1º de agosto de 2022, data base do Censo 2022.

Por Agência Brasil - 20

da redação FM

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.