Proprietários de veículos com placa final zero devem atualizar licenciamento até 31 de outubro

Proprietários de veículos com placa final zero devem atualizar licenciamento até 31 de outubro

 Detran Rondônia alerta que o documento é obrigatório para circulação e pode ser emitido online.


          Fotos: Daiane Mendonça


Os proprietários de veículos com placa final zero em Rondônia têm até o dia 31 de outubro de 2025 para realizar a atualização do licenciamento anual, conforme o calendário estabelecido pela Portaria nº 30/2017 do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO). O documento é obrigatório para circulação e garante a regularidade do veículo perante os órgãos de trânsito.

guia de pagamento do licenciamento pode ser emitida diretamente na Central de Serviços do site do Detran-RO, informando a placa e o número do Renavam. Após a quitação de todos os débitos, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pode ser obtido digitalmente pelo site, pela Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou presencialmente em uma unidade do Departamento.

Além da taxa de licenciamento, é necessário quitar IPVAmultas de trânsito e eventuais pendências administrativas ou judiciais, caso existam, para garantir a emissão do CRLV.

O calendário de licenciamento 2025 estabelece que os veículos com placas de final 1, 2 e 3 devem ser licenciados até 31 de março; final 4 até 30 de abril; final 5 até 30 de maio; final 6 até 30 de junho; final 7 até 31 de julho; final 8 até 29 de agosto; final 9 até 30 de setembro; e final 0 até 31 de outubro, prazo atual em vigor.

Detran Rondônia também reforça o alerta aos proprietários de ciclomotores sobre a obrigatoriedade de registro e licenciamento desses veículos, conforme a Resolução nº 996/2023 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O prazo final para regularização é 31 de dezembro de 2025, abrangendo ciclomotores fabricados ou importados até 3 de julho de 2023 que ainda não possuam o Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT).

A medida é fundamental para garantir a segurança no trânsito e evitar penalidades, permitindo que todos os veículos circulem de forma regular a partir do próximo ano.

Por Jarlana Davy | Secom - 50

da redação FM

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.