Haddad anuncia que governo Lula estuda a possibilidade de tarifa zero no transporte público

Haddad anuncia que governo Lula estuda a possibilidade de tarifa zero no transporte público

 Ministro da Fazenda diz que equipe econômica faz uma "radiografia do setor" para avaliar novas formas de financiamento do transporte no Brasil.

         Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil



O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou nesta terça-feira, 7 de outubro, que o governo federal está realizando um estudo abrangente do setor de transporte público no Brasil. O objetivo, atendendo a um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é avaliar a possibilidade de implementar a tarifa zero. A declaração foi feita em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Análise e financiamento do setor

Haddad destacou que a gratuidade no transporte é um “tema já antigo no Brasil” e uma questão crucial para o trabalhador.

“Nós sabemos que o transporte público no Brasil, sobretudo o urbano, é uma questão importante para o trabalhador. Nesse momento, estamos fazendo uma radiografia do setor, a pedido do presidente”, afirmou o ministro.

A análise em curso busca verificar se existem “outras formas mais adequadas de financiar o setor”. Entre os diversos pontos a serem levantados estão:

O custo total do setor de transporte.

O montante de subsídio que o poder público já aplica no sistema.

O valor que as empresas aportam por meio do vale-transporte.

O valor que sai diretamente do bolso do trabalhador.

Os gargalos tecnológicos e as possibilidades que a tecnologia pode oferecer para o sistema.

Contexto da Tarifa Zero no Brasil

O modelo de transporte gratuito já é uma realidade em 136 municípios brasileiros, a maioria deles de pequeno e médio porte. Em algumas capitais, como Brasília e São Paulo, a gratuidade é aplicada de forma parcial, ocorrendo apenas aos domingos e feriados.

A discussão sobre a gratuidade tem mobilizado a sociedade civil. Nesta semana, movimentos sociais estão reunidos em Brasília, promovendo a Caravana pela Tarifa Zero. Esta ação, articulada pelo Movimento Passe Livre (MPL), realiza aulas, audiências públicas e reuniões para pressionar o governo e o Congresso Nacional a avançarem na discussão e implantação da gratuidade no transporte.

Por Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil - 20

da redação FM

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.