| Cartão de Confirmação está disponível no site do Inep; exame será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país |
Porto Velho, Rondônia - Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem consultar o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível a partir desta quinta-feira (23) na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O documento informa o número de inscrição, datas e horários de aplicação, local de prova e, quando for o caso, direitos a atendimento especializado ou uso do nome social.
Aplicação das provas
O exame será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todas as 27 unidades da Federação.
- Primeiro dia: provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação.
- Segundo dia: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Cada área do conhecimento contará com 45 questões objetivas, totalizando 180 perguntas ao longo dos dois dias
Exceção no Pará por causa da COP30
Nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), o Enem será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em virtude da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém. Para esses locais, o Cartão de Confirmação será disponibilizado posteriormente.
Ferramentas de estudo
Para auxiliar os estudantes na reta final de preparação, o Ministério da Educação (MEC) lançou o aplicativo “MEC Enem – o Simuladão”, que oferece:
- Simulados por área de conhecimento;
- Correção automatizada de redação;
- Apostilas e videoaulas;
- Assistente virtual de estudos.
Além disso, o MEC, em parceria com o YouTube Edu, publicou uma série de videoaulas sobre redação, com orientações sobre interpretação de texto e estrutura da dissertação.
Cartilha da Redação
Também está disponível a nova edição da Cartilha do Participante – A Redação do Enem 2025, que reúne exemplos comentados de textos nota mil e explica os critérios de avaliação adotados pelo Inep.
O Exame Nacional do Ensino Médio é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado por programas como o Sisu, Prouni e Fies, além de servir como critério de seleção em diversas universidades públicas e privadas. As notas do Enem também podem ser aproveitadas em instituições de ensino portuguesas conveniadas com o Inep.
A assessoria de Comunicação Agência Gov / Secom
da redação FM
