Operação Iracema destrói 29 dragas usadas em garimpo ilegal no Rio Madeira

Operação Iracema destrói 29 dragas usadas em garimpo ilegal no Rio Madeira

 

Ação conjunta da Polícia Federal e Ibama combate a exploração ilegal de minério e investiga financiadores das atividades criminosas.


                                                

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), deflagrou nesta quinta-feira (25) a Operação Iracema, voltada ao combate à exploração ilegal de minério no Rio Madeira e aos crimes ambientais relacionados.

Durante a ofensiva, as equipes inutilizaram 29 dragas, embarcações e motores utilizados na extração irregular de minério ao longo do rio, em mais uma ação para coibir o garimpo ilegal na região.

Operação Iracema destrói 29 dragas usadas em garimpo ilegal no Rio Madeira

Além das medidas de fiscalização, foi instaurado um inquérito policial para apurar os fatos, identificar os financiadores das atividades criminosas e responsabilizar os executores envolvidos, conforme prevê a legislação penal e ambiental vigente.

Segundo a Polícia Federal, as investigações continuam e novas medidas legais poderão ser adotadas no decorrer dos trabalhos, conforme o avanço da apuração.

A Operação Iracema reforça a atuação integrada dos órgãos de fiscalização e segurança pública no enfrentamento aos crimes ambientais e à exploração ilegal de recursos naturais na região amazônica.

 

Com informações de PCRO

Fonte: Francisco Rodrigo

da redação FM

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem