Tomaz Silva/Agência Brasil
Os candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025), conhecido como “Enem dos Concursos”, precisaram alcançar um aproveitamento mínimo nas provas objetivas, realizadas no último domingo (5), para se classificar para a segunda fase, que é a prova discursiva.
Critérios de aprovação e eliminação
De acordo com o edital do CNU, a aprovação na fase objetiva, que é eliminatória e classificatória, exige um número mínimo de acertos, que varia conforme o nível do cargo:
Nível Superior (blocos temáticos 1 a 7): é preciso ter 36 acertos nas provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos.
Nível Intermediário (blocos 8 e 9): o candidato deve acertar, no mínimo, 28 questões de conhecimentos gerais e específicos.
Candidatos que não alcançarem o número mínimo de questões serão eliminados e não constarão na classificação final.
Entenda o cálculo da nota
As regras para o cálculo da nota final são diferentes para cada nível, influenciando diretamente a classificação para a próxima etapa:
Nível Intermediário (Regra simples)
Neste caso, na prova objetiva de 68 questões, todas as questões têm o mesmo peso, e cada acerto vale um ponto. A nota corresponde à quantidade total de acertos, somando até 68 pontos.
Nível Superior (Nota ponderada)
A prova de nível superior teve 90 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais (1 ponto por questão) e 60 de conhecimentos específicos. Nas 60 questões de conhecimentos específicos, a pontuação é ponderada, ou seja, os acertos valem mais ou menos dependendo do eixo temático a que pertencem.
As 60 questões estão divididas em cinco eixos temáticos (12 questões cada). Os pesos atribuídos a cada eixo variam de 1 a 5, somando 10. A classificação para a prova discursiva (marcada para 7 de dezembro) é feita com base nesta nota ponderada e no desempenho geral do bloco. Serão chamados os candidatos classificados na quantidade de nove vezes o número de vagas por cargo.
Outras informações importantes do CNU 2025
Paridade de gênero: O MGI estabelece que a segunda fase deve ter pelo menos 50% de mulheres. Se o percentual não for alcançado pelas notas objetivas, mais mulheres serão convocadas além do número previsto inicialmente para garantir o equilíbrio.
Vagas e Abstenção: O CNU 2025 oferece 3.652 vagas (3.144 para nível superior e 508 para intermediário). O concurso registrou 436.582 candidatos presentes e uma abstenção de 42,8% do total de inscritos.
Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil - 20
da redação FM