Primeiro caso de leishmaniose visceral canina é confirmado em Porto Velho pelo CRMV

Primeiro caso de leishmaniose visceral canina é confirmado em Porto Velho pelo CRMV

 


 



O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Rondônia (CRMV-RO) emitiu nota para confirmar o primeiro caso de Leishmania infantum em um cão em Porto Velho. O diagnóstico foi realizado pela Fiocruz-RO, por meio de exame de PCR. Outro animal, recolhido no bairro Planalto, também apresentou sorologia reagente e está em processo de confirmação.

Segundo a entidade, a leishmaniose visceral canina é uma zoonose de alta relevância em saúde pública. Por isso, todos os casos suspeitos ou confirmados precisam ser notificados imediatamente à Unidade de Vigilância em Zoonoses, possibilitando a adoção das medidas de controle determinadas pelos protocolos de saúde.

O CRMV-RO destacou ainda a necessidade de atenção redobrada dos médicos-veterinários, com foco na identificação precoce da doença e na correta orientação aos tutores. O órgão reforça que o engajamento dos profissionais e a comunicação rápida são fundamentais para evitar a disseminação da enfermidade na capital.

da  redação


Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.