Jaime Bagattoli chama bancada federal para debater privatização da hidrovia do rio Madeira

Jaime Bagattoli chama bancada federal para debater privatização da hidrovia do rio Madeira

 Senador alerta que concessão pode elevar custos da produção e impactar consumidor final.




O senador Jaime Bagattoli (PL) convocou a Bancada Federal de Rondônia para discutir os impactos da privatização da hidrovia do rio Madeira, considerada uma das principais rotas de escoamento de produtos do Brasil. A reunião foi solicitada ao líder da bancada, deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil), e está prevista para esta terça-feira (16).

Segundo Bagattoli, os cálculos e estimativas mais recentes sobre a concessão da hidrovia serão apresentados durante o encontro, além de contribuições de representantes do setor produtivo que atuam diretamente nas exportações.

“Privatização vai encarecer custos”, diz Bagattoli

Durante sessão da Comissão de Infraestrutura, o senador reforçou que a hidrovia já opera de forma consolidada e precisa apenas de ajustes pontuais:
“A Hidrovia do Madeira já é uma hidrovia consolidada, o que ela precisa são de poucos investimentos. Outro ponto que precisa ser lembrado é que boa parte dos portos ao longo dela já são da iniciativa privada. Diante disso, não resta dúvidas de que a privatização vai encarecer os custos para o produtor rural e repercutir lá na ponta com o consumidor final”, afirmou.

Bagattoli destacou ainda que o Congresso precisa validar qualquer decisão sobre privatizações de impacto nacional, defendendo uma atuação firme da bancada rondoniense contra a medida.

Preocupação antiga

Desde 2024, o senador vem alertando sobre os riscos da concessão da hidrovia. Na época, defendeu que fossem criadas garantias tarifárias, já que o custo da logística recai integralmente sobre os produtores.

“Precisamos, enquanto bancada, de uma atuação política cuidadosa, mas com muita firmeza na oposição à privatização. É preciso pensar quem de fato vai ganhar com tudo isso e, principalmente, os meios para que os mais pobres não sejam ainda mais penalizados”, acrescentou.

Hidrovia estratégica para o país

Com mais de 1 mil quilômetros de extensão, ligando Porto Velho à foz do rio Amazonas, a hidrovia do Madeira é uma das mais importantes do país para o escoamento de grãos e insumos. Em dezembro de 2023, o Governo Federal também incluiu as hidrovias do Tapajós e do Tocantins no pacote de privatizações.

Por Assessoria - 30

da redação FM

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.