Corregedoria do MPRO participa de reunião nacional em Brasília e reforça compromisso com transparência e direitos fundamentais

Corregedoria do MPRO participa de reunião nacional em Brasília e reforça compromisso com transparência e direitos fundamentais

 

          


Porto Velho, Rondônia  – A Corregedoria-Geral do Ministério Público de Rondônia (MPRO) marcou presença na 2ª Reunião promovida pela Corregedoria Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), realizada na última quarta-feira (10), no Plenário do CNMP, em Brasília. O encontro foi conduzido pelo Corregedor Nacional, Ângelo Fabiano Farias da Costa, e reuniu corregedores-gerais de todo o país.

O MPRO foi representado pelo Corregedor-Geral, procurador de Justiça Héverton Alves de Aguiar, e pelo promotor de Justiça André Luiz Rocha de Almeida, diretor do Centro de Controle Disciplinar (CODI).

Temas debatidos

Entre os principais pontos da reunião, estiveram em pauta a conduta de membros do Ministério Público em redes sociais e a prática de monetização de conteúdos digitais. Sobre este tema, o Corregedor-Geral do MPRO alertou para os riscos que tal prática pode trazer à imagem e à credibilidade da instituição.

Outro tema relevante discutido foi a Resolução nº 310/2025, que disciplina a atuação do Ministério Público em casos de investigação de mortes, violência sexual, tortura, desaparecimentos forçados e outros crimes decorrentes de intervenções de órgãos de segurança pública.

Workshop sobre racismo

Na quinta-feira (11), os representantes do MPRO também participaram do Workshop “Enfrentamento ao Racismo na Atividade Policial”, organizado pelo CNMP. O evento abordou questões como igualdade racial na segurança pública, racismo institucional, impactos do preconceito racial nas abordagens policiais e os reflexos dessas práticas no sistema de justiça.

Compromisso institucional

Com a participação, a Corregedoria-Geral do MPRO reforça o compromisso da instituição com a legalidade, transparência e eficiência. Segundo a Gerência de Comunicação Integrada (GCI), a atuação busca não apenas aprimorar os mecanismos de controle disciplinar, mas também garantir a defesa dos direitos fundamentais e o enfrentamento ao racismo institucional.


Fonte: Gerência de Comunicação Integrada (GCI)


da redação FM

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.