Semtran alerta aos condutores para ficarem atentos. Foto: Reprodução/ Leandro Morais/Superintendência Municipal de Comunicação
Porto Velho, Rondônia – A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran), informou que a partir do próximo domingo (24) um trecho da avenida Engenheiro Anysio da Rocha Compasso, conhecida como Estrada da Penal, voltará a operar em mão dupla.
A mudança vale para o trecho que se inicia na rotatória das avenidas Tiradentes e Prefeito Chiquilito Erse (Rio Madeira), em frente ao 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros, até a rua do Contorno. Atualmente, a via funciona em mão única.
Motivo da alteração
Segundo o secretário da Semtran, Iremar Torres de Lima, a decisão busca atender à demanda de moradores, empresas e instituições de ensino da região, além de melhorar o fluxo de veículos.
“A gente entendeu que era possível devolver o tráfego de mão dupla e, para isso, implantamos a rotatória no cruzamento com a Tiradentes. Após os estudos, percebemos que o trânsito na região ganhou mais fluidez e por isso vamos manter o sistema, em especial naquele trecho que funcionava apenas em mão única”, explicou o secretário.
Como ficará o trânsito
De acordo com o projeto, no sentido bairro–centro serão três faixas de rolamento, incluindo uma direita livre. Já no sentido centro–bairro será apenas uma via até a lombada em frente ao Corpo de Bombeiros; a partir desse ponto, a rua seguirá com duas vias normalmente.
A Semtran reforça que equipes estarão na região durante e após a implantação para orientar os condutores. A alteração entra em vigor na manhã de domingo, considerada um período de menor movimento.
Histórico da intervenção
As mudanças no trânsito do bairro Rio Madeira começaram em fevereiro deste ano, com a implantação da rotatória entre as avenidas Tiradentes, Chiquilito Erse e Anysio da Rocha Compasso. O objetivo, segundo a secretaria, foi reduzir o número de acidentes e garantir maior segurança na mobilidade urbana.
da redaçao FM