Segurança na Amazônia: Rondônia integra encontro nacional para fortalecer combate ao crime e integrar novas tecnologias

Segurança na Amazônia: Rondônia integra encontro nacional para fortalecer combate ao crime e integrar novas tecnologias

 

      O encontro reúne líderes da segurança de todo o país para tratar de temas que impactam diretamente a vida dos cidadãos


Porto Velho, Rondônia - O futuro da segurança pública na Amazônia e em todo o Brasil está sendo discutido pelo governo de Rondônia em Manaus, durante a XCVI Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), realizada entre os dias 12 e 15 de agosto.

O encontro reúne líderes da segurança de todo o país para tratar de temas que impactam diretamente a vida dos cidadãos, inclusive no estado. Na pauta estão debates sobre o combate ao contrabando, uso de novas tecnologias no policiamento, proteção ambiental e gestão dos fundos de segurança.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a participação do estado no encontro fortalece a segurança integrada. “Rondônia está estrategicamente posicionada na Amazônia e, estar na linha de frente das políticas de segurança é essencial. Esse diálogo com outros estados e com o governo federal é fundamental para garantir proteção à população e preservação do nosso território”, ressaltou.

FRONTEIRAS VIGIADAS

Entre os destaques, foi apresentado o “Sistema Vigia”, uma iniciativa do estado do Mato Grosso que fortalece o monitoramento em áreas de fronteira, já integrada a outros estados. O assunto é estratégico para Rondônia que enfrenta desafios constantes no combate ao crime transnacional e já desenvolve iniciativas semelhantes.

Outro ponto relevante foi a exposição de uma empresa multinacional produtora de tabaco e seus derivados sobre o comércio ilícito de cigarros e o contrabando, que alimentam o crime organizado e drenam recursos públicos.

TECNOLOGIA E INTELIGÊNCIA

A modernização das forças policiais também esteve no centro das discussões, com apresentação de sistemas avançados de radiocomunicação e integração de informações de segurança pública. A Diretoria de Gestão e Integração de Informações (DGI) e a Câmara Técnica de Inteligência de Segurança Pública (CTISP) apresentaram soluções para manter as polícias um passo à frente da criminalidade.

A modernização das forças policiais também esteve no centro das discussões


A gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública foi detalhada pela diretora de gestão do Fundo, Camila Pintarelli, apresentando estratégias de financiamento para o fortalecimento das polícias. A pauta ambiental também foi contemplada com a exposição do Diretor da Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, Humberto Freire de Barros, que ressaltou a importância da proteção da floresta como parte do combate ao crime organizado.

O titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Vital, reforçou a importância das trocas de experiências e da integração de sistemas. “Estamos alinhando estratégias, conhecendo tecnologias e fortalecendo parcerias para que Rondônia tenha uma segurança cada vez mais moderna e eficaz. A integração nacional é a chave para combatermos o crime com mais inteligência”, afirmou.

O evento será encerrado com visitas técnicas, incluindo o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia) e o 19º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. As decisões tomadas em Manaus devem influenciar as políticas de segurança em todo o país nos próximos meses.


da  redação FM

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.