Prefeitura e Emdur reforçam combate aos furtos de fiação na Avenida Guaporé

Prefeitura e Emdur reforçam combate aos furtos de fiação na Avenida Guaporé

 

            Av. Guaporé, fiação furtada. Fotos: Reprodução/Emdur/Secom


Porto Velho, Rondônia – A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur), voltou a registrar casos de furto de cabos de energia na Avenida Guaporé, entre as Avenidas Calama e Imigrantes, próximo à Praça do Dominó, no bairro 4 de Janeiro. Este é o terceiro crime do tipo em 2025 somente nesse trecho.

De acordo com a Emdur, equipes atuarão novamente para restabelecer a iluminação pública, medida considerada essencial para a segurança e bem-estar da comunidade.

Estratégias contra furtos

Nos últimos anos, a administração municipal tem adotado diferentes medidas para reduzir a vulnerabilidade do sistema de iluminação. Entre as ações, destacam-se:

Cabeamento subterrâneo: em julho de 2025, a avenida recebeu cabos com sapatas de concreto, dentro do programa Porto Velho 100% Iluminada;

Uso de tecnologia: foram instaladas luminárias solares em pontos estratégicos e sistemas de telegestão, que permitem detectar falhas e acionar equipes de manutenção de forma imediata;

Operação “Fio Desencapado”: também em julho, a ação conjunta entre Emdur e Polícia Militar resultou em quatro prisões em flagrante, recuperação de luminárias furtadas e instalação de sensores de monitoramento em 380 pontos;

Troca de materiais: desde março de 2025, a autarquia substitui fios de cobre por alumínio – menos atrativo para revenda – e implanta dispositivos antifurto.

    Prejuízos acumulados

    Entre 2021 e 2022, os furtos de cabos em Porto Velho causaram prejuízos médios de R$ 2 milhões, segundo a Emdur. Nesse período, mais de 12 mil metros de fiação foram levados, além de transformadores e postes danificados. A Avenida Guaporé aparece entre os locais mais afetados.

    Denúncias da população

    A Prefeitura reforça o pedido de colaboração da comunidade para combater esse tipo de crime. Situações suspeitas podem ser denunciadas pelo WhatsApp da Emdur (69) 9 9224-0676 ou diretamente à Polícia Militar, no 190.

    “Cada denúncia é fundamental para preservar o patrimônio público e garantir mais segurança para todos”, destacou a autarquia em nota.


    da redação FM

    Postar um comentário (0)
    Postagem Anterior Próxima Postagem
    Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.