Prefeitura de Porto Velho esclarece procedimento de contratação de alimentação hospitalar para maternidade

Prefeitura de Porto Velho esclarece procedimento de contratação de alimentação hospitalar para maternidade

 

          Processo ainda está em curso e a estimativa de valor não representa custo final da contratação


Porto Velho, Rondônia - Em relação à matéria veiculada em alguns veículos de comunicação, a respeito de suposta contratação emergencial de alimentação hospitalar pela Semusa no valor de R$ 2,5 milhões, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), esclarece que o referido processo ainda está em andamento e observa rigorosamente os preceitos legais da nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021).

O objeto noticiado refere-se ao Processo Administrativo nº 00600-00016345/2025-73-e, que trata da contratação emergencial de empresa especializada no fornecimento de alimentação hospitalar para atender a Maternidade Municipal. A contratação está sendo conduzida na modalidade Dispensa de Licitação Eletrônica, prevista no art. 75, inciso VIII, da referida legislação, e encontra-se publicada sob o número 90028/2025/SMCL/PVH.

Cabe destacar que o procedimento está em curso, com abertura de propostas ocorrida em 21 de julho de 2025, ainda sem homologação de fornecedor ou assinatura de contrato. O valor de R$ 2,5 milhões mencionado trata-se de estimativa com base na estrutura funcional da unidade de saúde, que atualmente dispõe de 38 leitos em operação. A formação dessa estimativa foi realizada pela Secretaria Municipal de Contratos, Convênios e Licitações (SMCL), conforme determina o art. 23, §1º da Lei 14.133/2021, com respaldo na Instrução Normativa SEGES/ME nº 65/2021, observando os critérios de razoabilidade e compatibilidade com os valores praticados no mercado.

Por tratar-se de uma disputa eletrônica, o processo ocorre em ambiente digital seguro, com ampla concorrência nacional, garantindo total publicidade e transparência. A divulgação ocorre nos seguintes canais oficiais: Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), Portal da Transparência do Município, Diário Oficial dos Municípios de Rondônia e Diário Oficial da União.

Assim, reitera-se que: Não há contrato assinado, não há fornecedor homologado, o processo ainda está em curso e a estimativa de valor não representa custo final da contratação.

A Prefeitura de Porto Velho reafirma seu compromisso com a legalidade, a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos, mantendo-se à disposição dos órgãos de controle e da sociedade para prestar todos os esclarecimentos necessários.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

da redação FM
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.