AGORA VAI ADIANTE: TCU confirma a legalidade da licitação da ponte Brasil-Bolívia em Guajará-Mirim

AGORA VAI ADIANTE: TCU confirma a legalidade da licitação da ponte Brasil-Bolívia em Guajará-Mirim

 Processo estava suspenso desde outubro de 2024 quando houve denúncia sobre a capacidade técnicas das empresas



Foto: Divulgação/DNIT


A  obra de construção da ponte binacional ligando o Guajará-Mirim (Brasil) à Guayaramerín (Bolívia) ganhou um passo importante nesta semana, com a confirmação da legalidade de licitação, pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O processo estava suspenso pelo Ministério dos Transportes desde o dia 15 de outubro de 2024, quando houve questionamentos sobre a "atestação de capacidade técnica" das duas empresas melhor colocadas na fase inicial do processo. 

Para segurança jurídica do trâmite, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) tomou a decisão de parar a fase licitatória e encaminhar para análise do TCU. Com a decisão favorável comunicada ontem (03/06), o DNIT estará concluindo a fase e de licitação para entrar na fase de contração da empresa vencedora do certame.

A licitação iniciou em novembro de 2023 e a obra já estaria em andamento se não fosse a suspensão do processo que prevê a elaboração dos projetos básico e executivo, além da execução da obra, construção dos acessos e do complexo de fronteira.

A ponte é vista como importante para a economia regional e para melhorar as relações comerciais entre Brasil e Bolívia, favorecendo diretamente a economia de Rondônia.  

Através das redes sociais, o senador Confúcio Mooura (MDB) disse que a obra é estratégica e “vai conectar dois países, impulsionar o comércio, gerar empregos e fortalecer a presença do Estado na região amazônica”, declarou.

Rondoniaovivo

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.