Convênios entre o governo de RO e municípios possibilitam melhoria na sinalização viária, reduzem sinistros e salvam vidas

Convênios entre o governo de RO e municípios possibilitam melhoria na sinalização viária, reduzem sinistros e salvam vidas

 


        O Detran-RO vem intensificando diálogo com as prefeituras e disponibilizando seus técnicos para auxiliar na melhoria da sinalização viária dos municípios

Porto Velho, Rondônia - O município de Ariquemes vai receber um importante reforço na promoção da segurança no trânsito. O governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) vai repassar quase R$ 6 milhões para a melhoria da sinalização viária vertical e horizontal das principais avenidas. O convênio entre os entes será assinado na próxima terça-feira (1º). A medida faz parte de um pacote de ações da Autarquia com os municípios, com o objetivo de promover a segurança, reduzir sinistros e salvar vidas.

O Detran-RO vem intensificando o diálogo com as prefeituras, colocando seu corpo técnico à disposição para auxiliar as cidades na construção de projetos e estudos que melhorem suas sinalizações. Atualmente, o Departamento atua diretamente na segurança viária dos 52 municípios rondonienses.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, além da prudência de cada condutor, os investimentos em sinalização adequada ajudam a evitar muitos acidentes e salvar vidas. “A parceria com as prefeituras é essencial para que as ações cheguem aos municípios e tragam benefícios reais para a população”, salientou.

MUNICÍPIOS BENEFICIADOS

O Detran-RO atua diretamente na segurança viária dos 52 municípios

O Detran-RO mantém em execução 16 convênios de sinalização com os municípios, sete deles firmados no último ano, com R$ mais de 6 milhões em repasses para Teixeirópolis, Chupinguaia, Mirante da Serra, São Miguel do Guaporé, Campo Novo de Rondônia, Cerejeiras e Seringueiras.

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, aponta que outros 34 pretensos convênios estão em fase de estudo técnico ou elaboração de projeto. A meta é que até o final de 2025 os convênios cheguem a pelo menos 15 novos municípios, ampliando, ainda mais, a cobertura da sinalização viária em Rondônia.

ELABORAÇÃO DOS CONVÊNIOS

Para garantir eficiência na aplicação de recursos, o Detran-RO aprimorou o formato de trabalho. Através do banco de dados do órgão, é possível identificar os pontos com maior número de sinistros no município e desenvolver um projeto específico para aquela região. Esse processo envolve a realização de mapeamentos, relatórios de recomendações e estudos técnicos, que são submetidos às prefeituras antes da execução.

“Nosso trabalho se tornou mais eficaz com a participação ativa das equipes de engenharia de tráfego do Detran-RO. Antes, as prefeituras apresentavam os projetos, mas hoje somos responsáveis pela elaboração dos estudos técnicos, garantindo celeridade e aplicabilidade dos recursos, além de promovermos a segurança da população”, enfatizou o diretor-geral do Detran-RO.

O Detran-RO mantém em execução 16 convênios de sinalização com os municípios

A diretora Técnica de Engenharia e Tráfego do Detran-RO, Eva Cristina, explicou que o órgão monitora o andamento dos trabalhos realizados em cada município conveniado, assegurando que a execução seja feita conforme o planejamento.

IMPORTÂNCIA DA SINALIZAÇÃO

As sinalizações de trânsito contribuem para o fluxo contínuo de veículos, evitando engarrafamentos e otimizando o tempo de deslocamento. Também possuem papel educativo, reforçando o respeito às leis de trânsito e promovendo a convivência harmoniosa entre todos os usuários da via.

A sinalização informa sobre condições da via (curvas perigosas, obras, lombadas) e alerta sobre riscos, permitindo que os condutores ajustem sua condução de forma preventiva.

A sinalização ajuda a manter a ordem nas vias, definindo:
  • Sentido de circulação (mão única ou dupla)
  • Prioridade de passagem
  • Regras de estacionamento
  • Placas de Pare – evitam colisões em cruzamentos
  • Faixas de pedestres – indicam locais seguros para atravessar


da redação FM

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.