Prefeito encaminha à Câmara de Vereadores projeto de lei que institui a Semana da Mãe Atípica em Porto Velho

Prefeito encaminha à Câmara de Vereadores projeto de lei que institui a Semana da Mãe Atípica em Porto Velho

 


        De acordo com o Léo Moraes, iniciativa é a valorização e comprometimento com políticas públicas para as mães atípicas

Porto Velho, Rondônia - Reconhecer, valorizar e promover ações específicas de acolhimento, escuta e fortalecimento das mulheres que exercem o papel materno no cuidado de pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista, doenças raras, condições crônicas de saúde ou outras necessidades específicas que demandem atenção integral e permanente. Esses são os principais pontos do Projeto de Lei encaminhado pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, à Câmara Municipal, para criação da nova lei que institui a Semana Municipal da Mãe Atípica de Porto Velho.

O Projeto de Lei, Nº 14, de 17 de maio de 2025, enfatiza a necessidade de integrar o calendário oficial do Município, garantindo a articulação intersetorial entre saúde, educação e assistência social, promovendo formações, encontros, rodas de conversa, campanhas de sensibilização e políticas públicas voltadas à dignidade, à saúde mental, à acessibilidade e à inclusão dessas mulheres e de suas famílias.

Além disso, são objetivos do Projeto de Lei, também promover a capacitação contínua dos servidores públicos municipais das áreas de saúde, assistência social e educação, para acolhimento, diagnóstico, orientação e tratamento adequado das famílias atípicas; fomentar encontros, seminários, fóruns, conferências, rodas de conversa e eventos públicos voltados à escuta, participação e empoderamento das mães atípicas e ainda promover campanhas de conscientização pública sobre os desafios enfrentados pelas mães atípicas e a importância da corresponsabilidade social.

Segundo o projeto, a coordenação das ações previstas nesta Lei ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semasf), podendo esta atuar em parceria com outras secretarias e instituições públicas ou privadas. As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

De acordo com o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, a iniciativa é a valorização e comprometimento com políticas públicas para as mães atípicas. “Eu fico extremamente feliz em poder encaminhar esse projeto de lei, porque já passou da hora de reconhecer a luta diária das mães atípicas que cuidam sem descanso e, ainda, em muitos casos, enfrentam o preconceito. Mas mesmo assim, encontram forças para proporcionar o melhor para seus filhos com muito amor”, disse o prefeito.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

da redação FM

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.