MPRO planeja ações para fortalecer direitos e cidadania em Rondônia em 2025

MPRO planeja ações para fortalecer direitos e cidadania em Rondônia em 2025

 

          A reunião aconteceu na promotoria de justiça de Ji-Paraná


Porto Velho, Rondônia - O Ministério Público de Rondônia (MPRO) realizou, na manhã desta quarta-feira (19/2), reunião para planejar projetos que visam promover direitos e cidadania em diversas regiões do estado ao longo de 2025. O encontro contou com a participação do coordenador do Centro de Apoio Operacional Unificado (CAOP-UNI), Procurador de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo, em conjunto com os promotores e promotoras de Justiça de Ji-Paraná - Jovilhiana Orrigo Ayricke, Pedro Wagner Almeida Pereira Junior, Marcília Ferreira da Cunha e Castro, Fernando Rey de Assis, Conceição Forte Baena, Marcos Giovane Artico e Eiko Danieli Vieira Araki.


Rondônia Rural Show

Durante a reunião, foram discutidos os encaminhamentos para a participação do Ministério Público na edição de 2025 da Rondônia Rural Show.
Entre os pontos definidos estão a organização dos serviços que serão ofertados à população, a produção de materiais específicos para a distribuição e criação de um ambiente para receber a população na feira que será realizada em maio deste ano na cidade de Ji-Paraná.

Júri Simulado

Outro projeto debatido foi a realização de júri simulado em Ji-Paraná, Vilhena e Porto Velho. A iniciativa busca aproximar o MPRO da comunidade acadêmica, qualificar estudantes de direito sobre o funcionamento do Tribunal do Júri e promover o contato com casos reais, com sentenças definitivas há pelo menos dois anos. A ação visa garantir o direito à educação de qualidade, contribuindo para a formação de futuros profissionais preparados para defender a sociedade.

MP Itinerante

O MP Itinerante foi outro tema da reunião. O projeto tem como objetivo promover a cidadania e os direitos fundamentais em áreas como saúde, educação, meio ambiente, segurança pública e defesa do consumidor. A atuação é extrajudicial e busca soluções em parceria com diversos órgãos.

As etapas do MP Itinerante 2025 ocorrerão nas seguintes localidades:
  • Março: Alto Alegre dos Parecis, Parecis, Primavera de Rondônia, São Felipe do Oeste e Castanheiras.
  • Maio: Calama, Demarcação, Santa Catarina, Nazaré e São Carlos.
  • Julho: Chupinguaia, Corumbiara, Pimenteiras e Cabixi.
  • Setembro: Teixeirópolis, Urupá, Seringueiras e São Domingos do Guaporé.
  • Novembro: Candeias e bairros de Porto Velho.
Participarão do projeto diversos órgãos, incluindo entre eles Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Contas, Cartório de Registro Civil, EMATER, Idaron, Sedam, Energisa, Instituto de Identificação, Correios, Seduc, Corpo de Bombeiros Militar, Detran, DER e Procon.

Fonte: Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

da redação FM 
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.