A reunião aconteceu na promotoria de justiça de Ji-Paraná
Porto Velho, Rondônia - O Ministério Público de Rondônia (MPRO) realizou, na manhã desta quarta-feira (19/2), reunião para planejar projetos que visam promover direitos e cidadania em diversas regiões do estado ao longo de 2025. O encontro contou com a participação do coordenador do Centro de Apoio Operacional Unificado (CAOP-UNI), Procurador de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo, em conjunto com os promotores e promotoras de Justiça de Ji-Paraná - Jovilhiana Orrigo Ayricke, Pedro Wagner Almeida Pereira Junior, Marcília Ferreira da Cunha e Castro, Fernando Rey de Assis, Conceição Forte Baena, Marcos Giovane Artico e Eiko Danieli Vieira Araki.
Rondônia Rural Show
Durante a reunião, foram discutidos os encaminhamentos para a participação do Ministério Público na edição de 2025 da Rondônia Rural Show.
Entre os pontos definidos estão a organização dos serviços que serão ofertados à população, a produção de materiais específicos para a distribuição e criação de um ambiente para receber a população na feira que será realizada em maio deste ano na cidade de Ji-Paraná.
Júri Simulado
Outro projeto debatido foi a realização de júri simulado em Ji-Paraná, Vilhena e Porto Velho. A iniciativa busca aproximar o MPRO da comunidade acadêmica, qualificar estudantes de direito sobre o funcionamento do Tribunal do Júri e promover o contato com casos reais, com sentenças definitivas há pelo menos dois anos. A ação visa garantir o direito à educação de qualidade, contribuindo para a formação de futuros profissionais preparados para defender a sociedade.
MP Itinerante
O MP Itinerante foi outro tema da reunião. O projeto tem como objetivo promover a cidadania e os direitos fundamentais em áreas como saúde, educação, meio ambiente, segurança pública e defesa do consumidor. A atuação é extrajudicial e busca soluções em parceria com diversos órgãos.
As etapas do MP Itinerante 2025 ocorrerão nas seguintes localidades:
- Março: Alto Alegre dos Parecis, Parecis, Primavera de Rondônia, São Felipe do Oeste e Castanheiras.
- Maio: Calama, Demarcação, Santa Catarina, Nazaré e São Carlos.
- Julho: Chupinguaia, Corumbiara, Pimenteiras e Cabixi.
- Setembro: Teixeirópolis, Urupá, Seringueiras e São Domingos do Guaporé.
- Novembro: Candeias e bairros de Porto Velho.
Fonte: Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
da redação FM