Irã pede ao Ocidente que 'aprecie sua moderação' contra Israel após ataque com drones e mísseis

Irã pede ao Ocidente que 'aprecie sua moderação' contra Israel após ataque com drones e mísseis

 

       Porta-voz da diplomacia afirmou que ação iraniana pretendia criar 'elemento de dissuasão' e impedir 'repetição das ações do regime sionista'


Porto Velho, Rondônia - Os países ocidentais deveriam "apreciar a moderação do Irã" com Israel, afirmou, nesta segunda-feira, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Nasser Kanani, após o ataque de Teerã contra o território israelense no fim de semana, em resposta ao bombardeio de seu consulado em Damasco.

— Ao invés de acusações contra o Irã, os países (ocidentais) deveriam culpar a si mesmos e responder à opinião pública pelas medidas que adotaram contra os [...] crimes de guerra cometidos por Israel [na Faixa de Gaza] — disse Nasser Kanani, acrescentando que os ocidentais deveriam "apreciar a moderação do Irã nos últimos meses".

No sábado à noite, o Irã executou o primeiro ataque direto contra Israel, com 330 drones e mísseis, em resposta a um bombardeio contra seu consulado em Damasco, no dia 1º de abril, e que Teerã atribui ao Estado judeu.

Israel afirmou que o ataque de sábado "foi frustrado" graças a "uma coalizão de defesa de aliados internacionais", liderada pelos Estados Unidos. O Irã anunciou que alcançou "todos os seus objetivos" com o ataque.

Ataques do Irã contra Israel — Foto: Arte/ O GLOBO

O governo iraniano destacou que informou os Estados Unidos e deu um aviso de 72 horas aos países vizinhos, antes do que chamou de ataque "limitado" contra Israel.

Kanani afirmou que a ação do Irã pretendia "criar um elemento de dissuasão" com o objetivo de impedir a "repetição das ações do regime sionista" e defender os interesses iranianos".

O ataque gerou preocupação mundial e apelos por moderação para evitar uma escalada com consequências imprevisíveis, em uma região que acompanha há mais de seis meses a guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza.

O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, alertou que qualquer resposta "temerária" de Israel ao ataque de sábado implicaria uma resposta militar "decisiva e muito mais forte".


Fonte: O GLOBO

da redação FM Alô Rondônia
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.