Cansados de promessas, estudantes da UNIR tomam a pró-reitoria

Cansados de promessas, estudantes da UNIR tomam a pró-reitoria

 

              Por News Rondônia


 Estudantes lutam pela inauguração do restaurante universitário que até o momento é um ‘elefante branco’.



O final da tarde desta quinta 23/11, estudantes do Campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir), resolveram por meio de uma manifestação cobrar a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea).  No local, eles decidiram colocar em prática o que já tinham decidido no dia 21 deste mês, que era tomar a reitoria. Sem prazo para o final do manifesto, os responsáveis avisaram: só vão deixar o setor, quando o restaurante universitário estiver de fato funcionando.

Dotado de uma arquitetura moderna e arrojada, o prédio que vai abrigar o restaurante já foi construído, mas segue fechado. Enquanto isso, milhares de alunos que saem de casa cedo para estudar, precisam levar de casa a refeição, caso não queiram passar fome durante as aulas. “Eu moro em Candeias do Jamary, são 40 Km de segunda a sexta. Não tem como voltara para casa. O dinheiro é curto. Já passei em frente ao prédio do restaurante e imaginei: “como seria ótimo se já estivesse funcionado”, lamenta um aluno que pediu sigilo da sua identidade.

Cansados de promessas, estudantes da UNIR tomam a pró-reitoria - News Rondônia

De portas fechadas, o restaurante coloca a Unir como uma das únicas universidades públicas do Brasil, deficitárias do benefício para os discentes. “É vergonhoso. Quanto tempo esse restaurante já deveria estar funcionando? A Unir faz pouco caso dos alunos. É triste”, lamentam um estudante que prefere ficar no anonimato.

Cansados de promessas, estudantes da UNIR tomam a pró-reitoria - News Rondônia

No comunicado, o movimento explica que a paralisação seguirá por tempo indeterminado, até que a Pró-reitoria resolva dar uma solução. “Tomamos essa decisão por conta dos inúmeros abusos cometidos por esta pró-reitoria em relação à implementação de nosso restaurante universitário no campus de Porto Velho”, informa.

Cansados de promessas, estudantes da UNIR tomam a pró-reitoria - News Rondônia

Ainda de acordo como aviso, os estudantes alegam que por diversas vezes solicitaram que a Procea divulgasse uma data para a abertura do restaurante universitário. A resposta, segundo os jovens era sempre um sonoro ‘não’.  “Sempre fomos respondidos com “não podemos divulgar nenhuma informação porque o processo está ainda em sigilo”, os estudantes alegam que justamente no dia do manifesto, “o processo licitatório deixou de ser sigiloso sendo anunciado a abertura do RU para a última semana de aula”, denuncia.

Cansados de promessas, estudantes da UNIR tomam a pró-reitoria - News Rondônia

Os acadêmicos demonstram resistência e falam que só vão deixar o prédio, “após a Procea firmar compromisso documentado com um prazo que, de fato, atenda às necessidades deles”, pontuam.

Os acadêmicos, também acenam para outras pautas:

  • Prazo para abertura do restaurante universitário;
  • Que os estudantes da pós-graduação sejam assistidos pela política de subsídios;
  • Que façam parte da comissão que dialoga e fiscaliza o contrato do Restaurante Universitário com a empresa vencedora do processo licitatório.

Unir tem cenário de abandono.

O certo é que a Universidade Federal de Rondônia, não caminha no seu melhor momento. As instalações do prédio do Campus revelam a (inércia dos administradores). Pelos passeios, o aluno pode até sofrer um acidente com pisos se deteriorando, paralelepípedos soltos, pinturas em péssimas condições.

Cansados de promessas, estudantes da UNIR tomam a pró-reitoria - News Rondônia

Quem percorre a BR-364, enxerga um campus carente de ajustes urgentes. Na semana passada, um hidrante explodiu, danificando ainda mais a estrutura. Por pouco, funcionários e alunos não se feriram. No acostamento que divide as instalações da Unir com a Br-364, o mato praticamente esconde a estética do prédio.

da redação FM Newsrondônia

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.