O Governo Federal realizou dia 06 de julho no Teatro Estadual Palácio das Artes a audiência sobre PPA do Governo Federal. O evento buscou apresentar os plataforma Brasil Participativo e dar voz a alguns segmentos da sociedade civil quanto as propostas para representar as demandas prioritárias de Rondônia.
A professora Doutora Walterlina Brasil compareceu ao evento e como todos/todas presentes foi surpreendida com ausencia da representação da educação superior universitária e pública esteve invisível. Não houve espaço da palavra nem das propostas.
A professora considera que é o momento do governo federal reparar o déficit de expansão do ensino superior público e gratuito em um Estado cujos indicadores de oferta de ensino superior privado são intensos. Essa vontade institucional está no Plano de Desenvolvimento da UNIR (PDI) é aprovado no CONSUN desde 2016.
É não se trata somente de expansão. Se trata das condições de oferta dos cursos com pessoal, infraestrutura e políticas de permanência.
A professora considerou que a ausência da palavra desse segmento inviabiliza a presença pública dessa pauta. A partir de Rondônia, na própria região Norte.
Do mesmo modo, por ter sido coordenadora do fórum estadual de educação e diretora do NCH até março de 2023 essa agenda é fundamental considerando a importância da presença da Universidade na história e desenvolvimento regional, científico e tecnológico de Rondônia. Nesta linha também observou o financiamento das pautas relativas às políticas de acesso a cultura, que tem na UNIR único povo formado em.nivel superior do Estado.
Inconformada, a professora cobrou o protocolo e quando foi anunciada a fala do Secretario de Planejamento do MPOG, ela se dirigiu a ele cobrando-o sobre a ausência da Universidade Federal apresentando as pautas de expansão e consolidação. Disse ao mesmo que ainda falta compreensão do governo federal quanto ao impacto e importância da presença de Universidades Federais Públicas e gratuitas no Estado e a pauta da expansão deverá ser uma ação prioritária para o desenvolvimernto do Estado, bem como a consolidação da existente. Diante dessa intervenção o ministro fez menção à professora durante sua fala, dando-lhe razão e garantindo que a ação de uma nova Universidade em Rondônia, que já está prevista no PAC, seria acompanhada por ele pessoalmente. Deu o próprio exemplo de sua trajetória como “fruto” da universidade pública e por isso a intervenção da professora foi muito importante.
da redação FM Newsrondônia

Postar um comentário