Professor de biologia é demitido por dizer que cromossomos definem sexo

Professor de biologia é demitido por dizer que cromossomos definem sexo

 


O professor de biologia Johnson Varkey foi demitido pela faculdade texana St. Philip’s College, depois de afirmar em sala de aula que o sexo é definido pelos cromossomos X e Y. O docente lecionou por 22 anos na instituição e formou mais de 1,5 mil alunos.

Tudo começou quando quatro alunos o denunciaram à reitoria, em virtude dos comentários “transfóbicos e racistas”. O quarteto acusou Varkey de fazer pregações religiosas, propagar “retórica antiaborto e brincadeiras misóginas”. Os estudantes disseram ainda que o professor “ultrapassou os limites da liberdade acadêmica com suas opiniões pessoais ofensivas às minorias”.


Embora o professor de biologia tenha sido demitido em novembro de 2022, começou a circular nesta semana nas redes sociais, após o First Liberty Institute, grupo que atua na defesa de Varkey e apoia a liberdade de expressão nos Estados Unidos, tornar pública a situação do cliente nas redes sociais.

“No curso de ensino de Anatomia e Fisiologia Humana, Varkey fez essas afirmações em todas as aulas, por 20 anos, sem nenhum incidente ou reclamação”, disse o instituto, em carta enviada à reitoria da universidade. Varkey entrou na Justiça para obter o direito de voltar a lecionar no local.

A First Liberty disse que a faculdade está participando de “discriminação religiosa ilegal no emprego sob a Primeira Emenda e o Título VII da Lei dos Direitos Civis de 1964”, argumentando que Varkey “acredita que é obrigado como cristão e como professor a ensinar conceitos precisos e verdadeiros compatíveis com seus muitos anos de pesquisa e estudo no campo da biologia humana”.


da redação FM Revista Oeste

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.