GRAVE: “ONG abandonou projeto e deixou criadouro de mosquito da malária”, afirma indígena yanomami

GRAVE: “ONG abandonou projeto e deixou criadouro de mosquito da malária”, afirma indígena yanomami

 



O indígena yanomami Alberto Brazão Góes denunciou a atuação do Instituto Socioambiental (Isa) durante reunião da CPI das ONGs. Segundo ele, o instituto teria recebido verba federal e depois abandonado um projeto de piscicultura no Amazonas.

Em sua denúncia, o indígena, que vive na comunidade de Maturacá, no município de São Gabriel da Cachoeira (AM), afirma que o Isa teria feito um projeto de piscicultura, no Alto Rio Negro, em “um passado próximo”.

No entanto, o instituto teria apenas acessado uma verba federal, sem que houvesse prestação de contas. Além disso, o indígena afirmou que o projeto não avançou, foi abandonado e se tornou um “criadouro de mosquito da malária”.

“Apenas acessaram a verba federal, não houve prestação de contas e aquele projeto não avançou, abandonaram. E o que aconteceu? Criadouro de mosquito da malária. Está lá! É isso que a gente deve herdar? Isso para mim é inadmissível, é um crime, é uma ofensa para nós”, afirmou o indígena ianomâmi em sua fala.

Em nota, o Isa informou que “o Projeto de Piscicultura no Alto Rio Negro foi proposto em 1998, após a demarcação da Terra Indígena Alto Rio Negro, a partir da demanda das comunidades indígenas locais. Desenvolvido pela Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) e organizações locais, o projeto teve apoio técnico do ISA e foi encerrado em 2008. O ISA não recebeu recursos federais para esse projeto”.


da redação FM Terra Brasil

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.