STF elege Gilmar Mendes para ministro substituto do TSE

STF elege Gilmar Mendes para ministro substituto do TSE

 



O Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu o ministro Gilmar Mendes para ocupar uma vaga de substituto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Gilmar foi eleito em votação secreta eletrônica realizada na quinta-feira 25. Ele obteve nove votos e o ministro Luiz Fux, um.

A vaga era ocupada por Nunes Marques, que assumiu a vaga de titular na Corte eleitoral. O TSE também elegeu e empossou Cármen Lúcia como vice-presidente. A ministra assumirá a presidência do TSE em junho de 2024, quando Moraes deixará a Corte. Caberá a Cármen Lúcia comandar as próximas eleições municipais.

O TSE vai empossar na próxima terça-feira 30 os advogados Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares como ministros titulares da Corte. As duas vagas na Corte eleitoral foram abertas com a saída dos ministros Sérgio Banhos e Carlos Horbach. O TSE é composto de três ministros do STF, dois do STJ e dois advogados.

A definição da composição do TSE ganhou importância porque será com essa nova configuração que a Corte deverá julgar uma das ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que poderá deixá-lo inelegível por oito anos. O processo trata da reunião de Bolsonaro com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho de 2022. Gilmar Mendes poderá participar desse julgamento.

da redação FM Revista Oeste

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.