Para a PF, autor do requerimento de CPI incitou atos de 8 de janeiro

Para a PF, autor do requerimento de CPI incitou atos de 8 de janeiro

 


Polícia Federal concluiu que o deputado André Fernandes (PL-CE) incitou os atos do dia 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram e depredaram os prédios da Praça dos Três Poderes. No relatório, enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a PF se baseia unicamente em duas postagens feitas por Fernandes no Twitter.

No primeiro post, em 6 de janeiro, Fernandes escreveu: “Neste final de semana acontecerá na Praça dos Três Poderes primeiro ato contra governo Lula. Estaremos lá!”. A segunda postagem foi feita no dia 8 de janeiro, depois que a invasão já tinha ocorrido. O deputado publicou a imagem da porta do armário de togas do ministro Alexandre de Moraes, arrancado e levado pelos invasores, e escreveu: “Quem rir, vai preso”.

Para a PF, na primeira postagem “parece não ser explícita a incitação” aos atos de 8 de janeiro, mas na segunda “depreende-se que o deputado coadunou com a depredação do patrimônio público praticada pela turba que se encontrava na Praça dos Três Poderes”.

Outra conclusão da Polícia Federal é que o deputado “conferiu ainda mais publicidade” à depredação. “Restando, portanto, demonstrada sua real intenção com aquela primeira postagem, que era a de incitar a prática delituosa”, concluiu o relatório.

Embora tivesse sido concluído há alguns dias, o relatório chegou à imprensa e foi divulgado na quinta-feira 25, dia de instalação da CPMI. Autor do requerimento de abertura da CPI, Fernandes pleiteava ser relator da comissão (a relatora será Eliziane Gama, PSD-MA).

No discurso de abertura dos trabalhos, o parlamentar referiu-se brevemente ao inquérito da PF. “O Supremo Tribunal Federal me investiga porque eu fiz uma crítica ao ativismo judicial no dia 8 de janeiro.”

Na quarta-feira 24, Moraes determinou à Procuradoria-Geral da República que se manifeste, em 15 dias, sobre as conclusões da PF.

da redação FM Revista Oeste

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.