Após manutenção tecnológica concluída pela Dataprev, a Central 135 e as agências de todo o país voltam a operar, com expectativa de redução no tempo de processamento.
© Marcelo Camargo/Agência Brasi
Os serviços presenciais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram restabelecidos nesta segunda-feira em todo o Brasil. A Central 135 também voltou a operar após uma pausa para manutenção programada.
A atualização do sistema foi realizada pela Dataprev para migrar dados para uma plataforma mais moderna. Com a mudança, o governo espera que o processamento da folha de pagamento caia de 96 para 48 horas.
Embora a maioria das funções do aplicativo Meu INSS já esteja disponível, o simulador de aposentadoria só retornará na quarta-feira. O ministério alerta que o sistema pode apresentar lentidão devido ao alto volume de acessos.
Cerca de 220 profissionais trabalharam na infraestrutura tecnológica desde o dia 28 de janeiro. A recomendação para quem encontrar falhas no acesso digital é tentar novamente fora do horário comercial para evitar congestionamentos.
O INSS informou que antecipou perícias médicas e avaliações sociais que coincidiram com o período de manutenção. Segurados que não conseguiram comparecer devido à interrupção podem realizar o reagendamento imediato.
A modernização visa ampliar a oferta de serviços digitais e garantir maior estabilidade para os mais de 130 milhões de acessos mensais. A biometria é a funcionalidade que mais pode sofrer instabilidade neste primeiro dia de retorno.
Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - 20
da redação FM
Postar um comentário