Comitê da Câmara de Comércio Exterior elimina tarifas de bens de capital, informática e autopeças para estimular investimentos e reduzir custos industriais no país.
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
A Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou na quinta-feira (12) a isenção do Imposto de Importação para 1.059 itens. A medida beneficia setores que dependem de tecnologia e componentes sem fabricação nacional.
A lista de desonerações inclui 421 bens de capital e de informática, além de 638 autopeças. O objetivo do colegiado é facilitar a modernização da indústria brasileira e reduzir o custo de produção de máquinas e equipamentos.
Além dos itens técnicos, o Gecex zerou a tarifa de 20 insumos usados na indústria e no agronegócio. Dois produtos finais também foram contemplados, abrangendo áreas como saúde, energia, eletrodomésticos e alimentação animal.
Para proteger o mercado interno, o comitê aplicou medidas antidumping contra produtos da China. A decisão atinge agulhas hipodérmicas e laminados planos de aço, que vinham sendo importados com preços abaixo do valor de mercado.
As novas regras buscam equilibrar a competitividade da indústria nacional frente às importações desleais. O direito antidumping sobre as agulhas chinesas terá validade de cinco anos para garantir a sustentabilidade do setor médico.
A lista detalhada de todos os produtos isentos será publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias. Até o momento, o Ministério do Desenvolvimento informou que a vigência das novas alíquotas começará imediatamente após a publicação.
Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil - 20
da redação FM
Postar um comentário