Centro de detenção no Texas entra em quarentena por sarampo

Centro de detenção no Texas entra em quarentena por sarampo

 O Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA suspendeu as transferências de migrantes em Dilley após a confirmação de casos da doença em meio a um surto nacional.


         © Reuters/Sebastian Rocandio/proibida reprodução


Autoridades do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) dos Estados Unidos determinaram a quarentena imediata de migrantes em uma unidade no sul do Texas. A medida foi tomada após a confirmação de dois casos de sarampo no Centro de Processamento de Dilley.

O Departamento de Segurança Interna (DHS) informou que todas as movimentações e transferências dentro da instalação foram suspensas para conter a propagação do vírus. A equipe médica monitora indivíduos que tiveram contato com os infectados.

A instalação de Dilley, operada pela empresa privada CoreCivic, abriga famílias detidas na fronteira entre os Estados Unidos e o México. O local voltou a ser utilizado intensamente sob as novas diretrizes de imigração do governo americano.

O deputado Joaquin Castro criticou duramente a manutenção do centro, alegando que o confinamento favorece a disseminação de doenças. Castro defende o fechamento da unidade por considerar que o local não possui infraestrutura médica adequada.

O Texas e a Carolina do Sul registram atualmente os maiores índices de infecção por sarampo no país. O surto nacional em 2025 foi o maior desde que a doença havia sido considerada erradicada nos Estados Unidos no ano 2000.

Por Susan Heavey e Ted Hesson – repórteres da Reuters - 20

da redação FM

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem